Curiosidades

Utilidades para a borra de café

 

postado em 25/03/2011 | Há 7 anos

1 - Não levante poeira - Antes de limpar as cinzas da lareira, salpique-as com borra de café molhada. Será mais fácil removê-las, e elas não poluirão o ambiente da sala.

2 - Desodorize o freezer - Livre-se do cheiro de comida estragada depois de um defeito no freezer. Encha duas tigelas com borra de café e deixe-as no freezer de um dia para o outro. Se você quiser cheiro de café aromatizado, acrescente algumas gotas de baunilha à borra.

3 - Fertilize plantas - Não jogue fora a borra de café velha. Ela possui muitos nutrientes propícios às plantas que necessitam de pH baixo. Guarde-a para fertilizar roseiras, azaléias, rododendros, sempreverdes e camélias.

4 - Mantenha vivas as minhocas - Uma xícara de borra de café usada manterá suas iscas vivas e agitadas durante todo o dia. Basta misturar a borra com a terra na caixa de iscas antes de introduzir as minhocas. Elas gostam de café quase tanto quanto nós, e os nutrientes da borra ajudarão a prolongar suas vidas.

5 - Afaste gatos do jardim - Os gatos vão parar de considerar seu jardim uma bela latrina, se você espalhar em torno das plantas uma mistura de cascas de laranja e borra de café. O composto também age como um ótimo fertilizante.

6 - Aumente a safra de cenouras - Para incrementar a safra de cenouras, misture as sementes com borra de café fresca antes do plantio. O volume extra facilitará a semeadura, assim como o cheiro de café poderá repelir larvas de raiz e outras pragas. Como bônus, a borra acrescentará nutrientes ao solo à medida que se decompuser em torno das plantas. Também é uma boa idéia adicionar algumas sementes de rabanete à mistura antes do plantio. Os rabanetes crescerão em poucos dias para marcar as fileiras, e, enquanto os cultiva, você estará ao mesmo tempo cuidando dos brotos de cenoura e tratando o solo. (Fonte: Economize Fácil – Reader’s Digest)

 

Veja tambÉm: