Tecnologias

Café e laranja podem compartilhar o mesmo maquinário

 

postado em 25/03/2011 | Há 7 anos

A Unidade de Difusão de Tecnologia (UDT) da Cocamar em Guairaçá (PR), município a 35 km de Paranavaí, na região noroeste do Paraná, já conta com 30 hectares de laranja e 10 de café totalmente fertirrigados

O objetivo é demonstrar aos produtores a viabilidade de manter esses dois cultivos em uma propriedade utilizando o mesmo maquinário, conforme explica o coordenador de culturas perenes da cooperativa, Leandro Cezar Teixeira.

Segundo ele, a mesma estrutura de máquinas usada nos pomares pode servir ao café, o que potencializa o investimento e facilita a expansão dessa cultura. "São dois negócios interessantes que se casam", frisa o coordenador, lembrando que a mecanização é a única forma de o cafeicultor se manter nessa atividade, uma vez que deixa de depender de mão de obra, cada vez mais escassa.

A UDT apresenta, ainda, um sistema de fertirrigação que se pretende difundir entre os produtores, evitando, assim, que os pomares fiquem vulneráveis a veranicos. Mais 90 hectares de laranja serão plantados nos próximos meses e as primeiras colheitas de laranja, nessa área, estão previstas para 2013.


 

 

Veja tambÉm: