Consumo

10º Campeonato Brasileiro de Barista - Fispal Café apresenta novidades e consagra melhor profissional da área

 

postado em 24/02/2011 | Há 7 anos

De 14 a 17 de março, evento realizado pela ACBB em parceria com a Fispal Café promove disputa entre 26 baristas e apresenta bebidas inovadoras feitas com café. Pela primeira vez, competição usará a mesma máquina oficial do Campeonato Mundial de Baristas
 
A décima edição do tradicional Campeonato Brasileiro de Barista - Fispal Café é realizado pela Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB) entre 14 e 17 de março, das 9h às 19h, em São Paulo. A principal novidade é a parceria inédita com a Fispal Café – Feira de Negócios para o Setor Cafeeiro, organizada pela Brazil Trade Shows, em junho, no Expo Center Norte.
 
O Campeonato é aberto ao público geral, com entrada gratuita. Os visitantes não provam os cafés criados na competição, mas podem experimentar diferentes marcas de café nos estandes e participar de oficinas e palestras. Todo o evento contará com transmissão ao vivo por livestream no site da ACBB.
 
O evento reúne 26 profissionais de todo o país para a eleição dos melhores da área, além de promover exposição de produtos, workshops e outros três campeonatos paralelos. Os candidatos, com idade média entre 20 e 30 aos, são do Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
 
Outro destaque da edição é que, pela primeira vez, a máquina oficial da disputa brasileira será a mesma do Campeonato Mundial de Barista, o que possibilita que os profissionais brasileiros estejam mais preparados para competir representando o país.
 
O conceituado barista Raul Rodas, da Guatemala e segundo colocado no Mundial de 2010, enriquece a edição deste ano, com workshops e palestras.
 
Durante o campeonato, a ACBB certificará os profissionais interessados, como parte do Programa Nacional de Certificação de Baristas. Lançado há dois anos, o programa ganha cada vez mais reconhecimento das cafeterias, como garantia da qualidade do serviço e como critério para definições salariais. Também faz parte do evento a certificação de juízes, aberta aos associados da entidade.
 
De acordo com Edgard Bressani, presidente da ACBB, a entidade e suas competições vêm se consagrando no setor brasileiro de café. Com isso, os baristas brasileiros têm a oportunidade de trocar experiências, viajar pelo Brasil e contribuir com a melhoria da qualidade do café servido nas cafeterias. “O mercado está cada dia mais profissional e valorizado. Os baristas estão para o café assim como o sommelier está para o vinho”, conta ele.
 
Campeonato principal
Os 26 profissionais que concorrem ao prêmio principal serão avaliados por um júri liderado por José Cleofas, juiz certificador do WBC – World Barista Championship – para a América Latina. Os participantes terão 15 minutos para preparar espressos, cappuccinos e drinques com café e sem álcool. O vencedor representará o Brasil no mundial, que acontece em junho na Colômbia, um dos principais países produtores de café.
 
Em seus nove anos de existência, o Campeonato revelou profissionais hoje consagrados na área – como Yara Castanho, Octavio Linhares, Everton Peterson, Priscila Souza, Silvia Magalhães, Isabela Raposeiras –, além de empresários do setor de máquinas, moinhos e produtos do mercado de café, que expõem suas marcas durante o evento.
 
Campeonatos paralelos4º Campeonato Brasileiro de Latte Art – os especialistas disputarão a melhor performance e criatividade. Cada competidor deverá preparar e servir, em 8 minutos, dois cappuccinos com latte art idênticos, usando apenas leite, café, máquina de espresso e leiteira; dois macchiatos, da mesma maneira que os cappuccinos; e duas bebidas à base de leite e café, usando quaisquer ferramentas e ingredientes de decoração. O desenho do latte deverá ser anunciado com antecedência (o barista
deverá entregar uma foto aos juízes antes da prova).
 
4º Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits – os baristas competirão no preparo de bebidas alcoólicas à base de café. Cada competidor deverá preparar e servir, em 8 minutos, dois irish coffees com uísque, açúcar, café e creme e duas bebidas quentes ou frias, com álcool e ingredientes livres.
 
3º Campeonato Brasileiro de Cup Tasters – prova de avaliação sensorial do café, destinada a provadores e classificadores profissionais. Em 2010, foi aberta a participação de baristas e apaixonados por café. A competição consiste em oito testes triangulares: de três xícaras, duas trazem o mesmo café, e o competidor deverá identificá-lo. De cada dupla competidora, ganha quem acertar o maior número de cafés. Se houver empate, vencerá o competidor que tiver completado a prova em menos tempo.
 
Felipe Oliveira, Eder Ferreira, Carolina Franco de Souza, Marco de La Roche e Paulo César Junqueira também são estrelas dos outros campeonatos.
 
Local e patrocínioO campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, abriga a 10ª edição do Campeonato Brasileiro de Barista. A escolha deve-se à infraestrutura, como sala de baristas, auditório para workshops e certificações, estacionamento etc, e ao público estudantil interessado no assunto, mais precisamente os alunos que cursam gastronomia.
 
A máquina patrocinadora das provas é a Aurélia da Nuova Simonelli, um modelo de grande sucesso, com tecnologia e versatilidade que a diferenciam de suas similares. Estabilidade térmica, consistência na extração de expressos, potência, qualidade na vaporização de leite e operação ergonômica são algumas de suas características.
 
A Fispal Café também participa como patrocinadora e organizadora do evento.
 
Sobre a ACBB:
Fundada em 2005, a Associação Brasileira de Café e Barista é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega pessoas físicas e jurídicas atuantes no mercado interno de cafés especiais. A entidade é presidida por Edgard Bressani, do Grupo Sol Panamby, por Gelma Franco do IL Barista Cafés Especiais - diretora de marketing; Cléia Junqueira do Sindicafé SP - diretora comercial; Georgia Franco de Souza - da Lucca Cafés – Normas técnicas e Danilo Loddi da Kerry do Brasil - na Certificação e relacionamento com baristas.
A ACBB é também o “national body” do World Coffee Events (WBE) como responsável pela organização do Campeonato Brasileiro de Barista e dos campeonatos de Latte Art, Coffee in Good Spirits e Cup Tast no país. A Associação também certifica baristas e juízes. Mais informações: www.acbb.com.br
 
Serviço
Campeonato Brasileiro de BaristaData: de 14 a 17 de marçoHorário: das 9h às 19hLocal: Universidade Cruzeiro do Sul – Campus Anália FrancoAv. Regente Feijó, 1.295, São PauloInformações e inscrições para worshops e palestras: info@acbb.com.br
Realização: Associação Brasileira de Café e Barista e Fispal Café
Entrada gratuita
 

Veja tambÉm: