Mercado

Safra de café da Índia na temporada 2010/11 pode cair abaixo da estimativa do governo

 

postado em 28/01/2011 | Há 6 anos

A safra de café da Índia na temporada 2010/11 pode cair abaixo da estimativa do governo, conforme chuvas fora de época afetaram as lavouras de dois importantes estados produtores, disseram executivos sênior da indústria. O declínio da produção local pode refletir nos embarques indianos, deixando as ofertas globais ainda mais apertadas, num momento em que a demanda é robusta e os preços estão nas máximas em anos.

O país pode produzir 284 mil toneladas em 2010/11, volume 5% abaixo das 299 mil toneladas previstas pelo governo, devido à diminuição da safra do tipo arábica, informou Ramesh Rajah, presidente da Associação dos Exportadores de Café da Índia. Em 2009/10, a Índia colheu 289.600 toneladas.

\"Chuvas em outubro e novembro prejudicaram a safra de arábica nos estados de Karnataka e Tamil Nadu. Por isso, nós achamos que a estimativa de produção do governo é muito alta\", explicou Rajah. A produção de café arábica pode atingir cerca de 80 mil toneladas nesta temporada, ante projeção de 95 mil toneladas, enquanto a de robusta deve ficar alinhada à expectativa de 204 mil toneladas, revelou o presidente da associação.

A queda das ofertas domésticas provavelmente repercutirá nas exportações deste ano, observou Rajah. Ele acrescentou, contudo, que ainda é muito cedo para fornecer uma previsão específica. A Índia, que normalmente exporta quase dois terços da produção anual, embarcou uma quantia recorde de 291.623 toneladas no ano passado. As informações são da Dow Jones.
 

Veja tambÉm: