Mercado

Sae a lista dos finalistas do Concurso Café Qualidade Paraná 2010

 

postado em 29/10/2010 | Há 6 anos

A Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná divulgou, na ultima quarta-feira (27), a relação dos selecionados da fase estadual do Concurso Café Qualidade Paraná 2010. O campeão será anunciado no evento de encerramento da competição, que este ano será em Londrina, na próxima quinta-feira (04), quando os lotes mais bem classificados serão leiloados. Esta é a oitava edição do concurso. Concorreram 240 produtores, a partir de seletivas regionais que abrangeram praticamente toda a zona cafeeira do Paraná: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Londrina, Maringá, Santo Antonio da Platina e Toledo. O s participantes disputaram nas categorias cereja descascado e café natural.

O regulamento segue da seguinte forma: Cada uma das regiões produtoras do Paraná realiza seu concurso e envia o vencedor de cada categoria para a seletiva de âmbito estadual. Neste ano, apenas as regionais de Umuarama e Paranavaí não tiveram concorrentes inscritos e deixaram de realizar o certame regional. Para ir à finalíssima, os lotes vencedores dos certames regionais são novamente avaliados – desta vez por uma comissão julgadora integrada por experientes provadores do Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Bahia. O s mais bem classificados seguem para a cerimônia de premiação e são leiloados. Indústrias torrefadoras e cafeterias buscam esses grãos para produzir séries de cafés especiais, tipo gourmet. No leilão, há outra novidade no regulamento. Agora é possível fragmentar os lotes para a venda de pequenas quantidades. Apenas o lote campeão de cada categoria não será leiloado na cerimônia de encerramento, pois seguirá para a cidade de Natal (RN), onde representará o Paraná no leilão do Concurso Nacional de Qualidade do Café, realizado durante o Encontro Nacional das Indústrias de Café, que acontece de 12 a 16 de novembro.

Cereja Descascado:  Em ordem alfabética: Antônio Lázaro Leite (Nova Fátima); Carlos Roberto Massa (Apucarana); Luiz Saldanha Rodrigues (Jacarezinho) e Vera Regina Fraga de Oliveira (Jardim Alegre).
 
Café Natural: Alisson Francisco dos Santos (Grandes Rios); Benedito Lázaro Penachio (Jesuítas); Mirian Sioni Suzuki (Londrina); Valdir Rodrigues de Souza (Jandaia do Sul) e Yassumassa Assai (Marialva).
\"Microlotes\":  (todos do tipo café natural), classificaram-se: André H. S. Cudik (Santo Antonio da Platina); José Aparecido Sanches (Terra Boa); Leandro César Terna (Grandes Rios) e Zaldenir Gonçalves (Londrina).

O Prêmio Café Qualidade Paraná é uma realização da Câmara Setorial do Café do Paraná, juntamente com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab); Iapar; Emater-PR; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café; Seção de Café do Ministério da Agricultura e Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic); Prefeitura de Londrina e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina. Também conta com o apoio de cooperativas, indústrias torrefadoras e empresas ligadas à cadeia produtiva do café.

 

Veja tambÉm: