Produção

Mecanização é um dos temas do 3º Encontro de Cooperados de Café

 

postado em 28/10/2010 | Há 6 anos

Os cafeicultores da região da Cocamar estão em expectativa. Mas não é só por causa das cotações em alta. É que nesta quinta-feira (28/10) haverá em Cianorte a terceira edição do Encontro Cocamar de Cooperados

Além de duas palestras sobre assuntos do momento do setor, vão ser conhecidos os vencedores do concurso de qualidade da safra 2009/10. Os cinco primeiros colocados recebem troféus. A programação começa às 8 horas no Anguar Eventos, com recepção e inscrições.

Palestras - A primeira palestra terá como tema \"Colheita mecanizada: adaptações na lavoura cafeeira para a colheita mecânica\", com José Aparecido Perissato, da Andrade Colheita Mecanizada; a segunda, \"Fatores para a competitividade da lavoura cafeeira: qualidade x produtividade x redução do custo\", com Armando Androciolli Filho, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Novas técnicas - Com cerca de 5 mil hectares de lavouras em sua região tradicional, a Cocamar atua na disseminação de novas técnicas para voltar a fazer da cafeicultura uma opção interessante visando a diversificar a renda nas propriedades. O caminho, segundo os técnicos, é a mecanização, a exemplo do que já se faz em outros Estados, como Minas Gerais. Por ser escassa, a mão de obra cara limita a expansão dos cafezais, tornando esse produto menos competitivo.

 

 

Veja tambÉm: