Mercado

Lavouras brasileiras receberão a chuva necessária nos próximos dias

As chuvas irão contribuir com a produção de café depois desses meses de seca

 

postado em 28/09/2010 | Há 6 anos

As lavouras de café no Brasil, maior produtor mundial, irão receber as chuvas \"adequadas\" para a temporada da florada nos próximos dias aliviando a preocupação de que os cafezais pudessem ser danificados por chuvas de granizo depois de quatro meses de seca.

Uma frente fria alcançou estados do sudeste do Brasil - São Paulo e Minas Gerais - no dia 26 de setembro e, de acordo com Expedito Rebello, pesquisador do Inmet, deverá chegar no  Espírito Santo amanhã. A probabilidade de essa frente fria causar chuvas de granizo foi reduzida de 60% (estimado no início da semana) para apenas 10%.

\"As chuvas irão contribuir com a produção de café depois desses meses de seca. O clima será muito bom para a florada dos cafezais de agora em diante\", disse Rebello.

As lavouras de café no sudeste do Brasil, que correspondem por aproximadamente 85% da produção nacional, precisam de chuvas nesta época do ano para florescerem adequadamente antes de desenvolverem os grãos para a próxima colheita. No entanto, a região passou por 120 dias de estiagem, enquanto a média das últimas cinco décadas varia entre 50 e 80 dias. Nos próximos dias, o sudeste deverá receber 50mm de chuva nos próximos dias.

Soja - De acordo com o pesquisador do Inmet, no Mato Grosso, estado onde se produz aproximadamente 30% da soja brasileira, também haverá chuvas amanhã. Por conta da estiagem, os produtores estão com o plantio da oleaginosa atrasado.

 

 

Veja tambÉm: