Mercado

Tempestade Tropical Matthew enfraquece, mas ainda com chuvas pesadas

 

postado em 27/09/2010 | Há 7 anos

(Reuters ) O furacão Matthew alcançou a costa da  Nicarágua nesta  sexta-feira, movendo-se ao longo do Honduras e  do Caribe  e da   Guatemala.

Mais de 260 pessoas já morreram  na  Guatemala até agora nas repentinas  inundações . Em 1998, o furacão Mitch rasgou através de América Central, matando mais de 11.000 pessoas . Era  a maior tempestade da história .

A tempestade tropical Matthew enfraqueceu fortemente na  América Central neste  domingo e a  Guatemala foi poupada por danos maiores , mas as produções  agrícolas de  açúcar foram ameaçadas pela alagações das chuvas e as fazendas de café também foram afetadas .

Na região da Guatemala as ruas foram inundadas , com crianças sendo carregadas nos ombros e os trabalhadores abriram estradas para aviões pequenos , mas os impáctos da tempestade ainda continuam .
“Até agora não houve nenhum relatório das mortes ou ferido,” disse Alejandro Maldonado, um oficial sênior dos serviços de urgências da Guatemala, que disse ainda que  500 pessoas tinham sido evacuadas das cidades orientais.

Os trabalhadores de salvamento da  Guatemala e no estado mexicano do sul de Tabasco permaneceram em  alerta enquanto os níveis do rio aumentavam-se .

As autoridades de Honduras evacuaram mais de  3.660 pessoas  da área em torno da principal  cidade produtora de açucar e café  do país, o Sula de San Pedro, que foi atingida  por Matthew  ao longo da costa do Cararibe de Honduras na  sexta-feira.

As fábricas   de Honduras que exportam para os Estados Unidos não imundaram , mas as colheitas de grãos  e de  banana foram danificadas enquanto os rios estouraram seus bancos.

Havia poucos detalhes imediatos da extensão das perdas .

“As inundações estão aumentando  através de  Sula, alcançando cidades e plantações da grãos e de banana,”  disse o porta-voz Corina Mejia dos serviços de urgências do governo .

Matthew poderá  despejar até 20 polegadas de chuva em algumas áreas do sul do  México do sul e da Guatemala . Os portos de petróleo  do México foram  abertos e funcionando  normalmente no domingo.

Avaliações de Impácto

Os fazendeiros de café e de açúcar enfrentam as chuvas desde o início dos furacões deste ano . 

Os produtores  estão preocupados porque poderão atrasar o começo da  colheita de  café e de açúcar, mas esperam-se ter um maior impacto das perdas nesta segunda-feira.

“Nós ainda estamos avaliando a situação,” disse Mario Yarzebski, presidente da associação comercial e internacional  dos produtores de açúcar da  Guatemala.

As perdas do açúcar poderão  ser sérias porque as áreas produtoras foram imundadas e ainda poderão receber mais chuvas . As árvores de café igualmente arriscam a a ter doenças de fundos e perdas de umidades .

A América Central produziu 4.43 milhões de  toneladas métricas de açúcar na colheita de 2009/10 e estavam esperando uma colheita maior este ano .

A guatemala é o maior produtor de açúcar da América Central e previu este mês que sua colheita de 2010/11 seria 5 por cento mais baixa do que as 2.34 milhões de  toneladas métricas produzidas em 2009/10 .

Traduzida pela equipe Cafedaterra .

 

Veja tambÉm: