Produção

Associação 4C saúda o Plano Nescafé

 

postado em 30/08/2010 | Há 7 anos

Criando valor compartilhado para um mundo cafeeiro melhor
 
A Associação 4C saúda o comunicado da Nestlé feito sexta-feira, 27 de agosto, comprometendo-se a estender a conformidade com 4C até 2015 para todos os cafés que adquire diretamente. Este volume é estimado em aproximadamente 180.000 toneladas de café verde por ano.
 
“O Plano Nescafé é um excelente marco para tornar mais sustentável o setor mainstream de café”, disse Diego Pizano-Salazar, Presidente do Corpo Executivo da Associação 4C. “A sustentabilidade no setor do café mainstream só se tornará realidade se as empresas assumirem a responsabilidade de apoiar a produção do café sustentável em suas dimensões social, econômica e ambiental, e agirem de acordo com isso”, comentou Pizano-Salazar, “Com uma das mais importantes empresas do setor dando o exemplo, esperamos que outras sigam o mesmo caminho”.
 
Os ambiciosos objetivos da Nestlé para “criar valor compartilhado” estão detalhados no Plano Nescafé. “Criar valor compartilhado é parte integral de nossa estratégia de negócio. Para uma empresa ter sucesso no longo prazo, é preciso criar valor ao mesmo tempo à todos seus acionistas e às comunidades que atua”, afirmou Paul Bulcke, CEO da Nestlé, durante a coletiva de imprensa na Cidade do México, na sexta-feira.
 
A Nestlé já sinalizou seu compromisso com a sustentabilidade no setor cafeeiro participando no projeto e estabelecimento da Associação 4C. Em coordenação com outros grandes compradores (tais como Kraft Food e Tchibo), comerciantes (como Neumann Kaffee Gruppe e Volcafe), organizações produtoras (como FNC na Colômbia, Cooxupé no Brasil, Vicofa no Vietnã e EAFCA na África Oriental) e ONGs (como Oxfam e IUF), a Nestlé juntou forças para trabalhar por um mundo cafeeiro melhor.
 
Nos últimos anos, a Associação 4C tem se empenhado para melhorar continuamente as condições sociais, ambientais e econômicas das pessoas que vivem do café. A realização mais importante da Associação durante os seus anos iniciais foi chegar a um consenso sobre um Código de Conduta que estabelece os critérios de sustentabilidade para produção, processamento e comercialização do café verde. O Código de Conduta da 4C tem um nível de entrada moderado, excluindo dez Práticas Inaceitáveis e obtendo o compromisso dos participantes no sentido de melhorarem suas práticas de sustentabilidade ao longo do tempo.
 
Até 2015, a Nestlé objetiva adquirir diretamente 180.000 toneladas de café que cumpre os parâmetros da 4C, beneficiando mais de 170.000 cafeicultores e suas famílias. O impacto para esses cafeicultores será gradual, porém profundo: a conformidade com o Código de Conduta da 4C deverá melhorar as práticas agrícolas, que resultarão em benefícios econômicos diretos para os cafeicultores e suas famílias, com aumentos na produtividade e na qualidade.
O Plano Nescafé reafirma o Código 4C como o padrão base em sustentabilidade no setor cafeeiro. A Associação 4C espera que os próximos meses e anos vejam um número crescente de fornecedores da Nestlé adotando o Código de Conduta da 4C. Para acompanhar esses fornecedores, tanto os especialistas da Nestlé quanto os da Associação 4C oferecerão treinamento dirigido e assistência técnica.

O Plano Nescafé vê o Código de Conduta da 4C como um importante marco em seus esforços para cumprir com padrões de certificação mais exigentes, tais como o da Sustainable Agriculure Network - SAN. Ao longo do tempo, os cafeicultores que seguem o Código de Conduta da 4C estarão aptos a requerer a Certificação da Rainforest Alliance.
 
“A Associação 4C tem orgulho de apoiar a Nestlé em seu ambicioso Plano Nescafé e de ter sido consultada e envolvida na fase de planejamento”, disse Melanie Rutten-Sülz, diretora executiva da Associação 4C. “Esta importante decisão da Nestlé é uma declaração muito clara de sua confiança na Associação 4C. A ampla e dedicada afiliação à 4C, além da estrutura de parcerias da Associação, fazem com que ela seja uma parceira muito forte da Nestlé na implantação e concretização de seu ambicioso plano para o café”. Este ano, membros da Associação 4C prevêem uma produção potencial de 12 milhões de sacas de café que cumprem com as normas da 4C, totalizando 10% da produção cafeeira mundial. Rainforest Alliance é também um membro muito envolvido na Associação 4C. Um processo de benchmarking permite que cafeicultores que tenham o certificado da Rainforest Alliance adquiram uma Licença da 4C sem auditoria adicional. 

Todos os membros compradores finais da 4C concordaram em adquirir volumes crescentes de café que cumpre os parâmetros da 4C, no decorrer do tempo. Além disso, vários membros estabeleceram ambiciosos objetivos de procura de cafés sustentáveis, alguns dos quais foram anunciados publicamente. Considerando-se os 10% de participação no mercado cafeeiro mundial, o Plano Nescafé envia uma mensagem muito positiva a todo o setor cafeeiro. “Esperamos que mais empresas e produtores ingressem na Associação 4C – juntando forças para um mundo cafeeiro melhor”, concluiu Melanie Rutten-Sülz. 
 
 
Lista completa dos membros da 4C no site
http://www.4c-coffeeassociation.org/en/partners.php
 

 

Veja tambÉm: