Mercado

Alerta! Segundo portal de notícias da Record, umidade relativa do ar em Patrocínio chegou a 13%

 

postado em 26/08/2010 | Há 7 anos

Alerta! Segundo portal de notícias da Record, umidade relativa do ar em Patrocínio chegou a 13%
26/08/2010 10:55:39


Pelo menos 25 cidades do Brasil estão registrando índices de umidade do ar equivalente ao deserto do Saara (de 10% a 15%). A informação é do portal de notícias R7, da Rede Record.

Os dados relativos à umidade do ar foram coletados em estações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) por volta das 15h (horário de Brasília) desta quarta-feira (24), última medição do dia. A partir desse horário a umidade relativa do ar aumenta gradualmente em razão da queda da temperatura.

Os índices de umidade inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; entre 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência. Os parâmetros da OMS e OMM (Organização Mundial de Meteorologia) são adotados pelo Inmet.

De acordo com o instituto, a falta de chuvas é causada pela massa de ar seco que se estabeleceu na região central do Brasil, principalmente a partir da segunda quinzena de julho.

A previsão é de que o tempo seco deixe as regiões Sudeste e Centro-Oeste a partir da segunda quinzena de setembro. Com a chegada da primavera, no dia 23 de setembro, a tendência é de retomada do período de chuvas e aumento das temperaturas.

No tempo seco, aumentam as chances de desidratação, doenças respiratórias, dores de cabeça e irritação nos olhos, garganta, pele e nariz. A OMS orienta a população a evitar aglomerações, lugares fechados e a prática de exercícios físicos durante o estado de alerta para tempo seco.

Veja os cuidados para os dias de ar seco

• Tome bastante água. Para você ter certeza de que está bebendo a quantidade suficiente de água, tome o dobro do que está acostumado. Por exemplo: se você bebe quatro copos de água por dia, tome oito em dias secos.

• Para aumentar a umidade do ar na sua casa, use um umidificador. Se você não tem um aparelho desses, faça o seguinte: molhe uma toalha de banho grande e torça. Pendure a toalha molhada entre duas cadeiras, deixando uma das pontas mergulhada numa bacia ou em um balde cheio d\'água.

• Use creme hidratante no corpo e no rosto. Se você sentir os lábios secos, use um protetor labial

• Preste atenção nas pessoas acima dos 75 anos e nos bebês de até 1 ano. Ofereça bastante água para eles. Bebês que se alimentam exclusivamente do leite materno podem ganhar um pouquinho de água. Se ele estiver inquieto depois da mamada e não se acalmar, ofereça um pouco de água.

• Para ter certeza de que as crianças estão bebendo bastante água, ofereça a elas um copo o tempo todo. Depois, observe se elas estão fazendo xixi. Se a criança não está indo ao banheiro frequentemente, ou se, quando vai, faz pouco xixi, isso é um sinal de que ela precisa de mais água.

• Atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol também devem ser evitadas – principalmente no horário entre as 10h e 16.

• Na hora das refeições, prefira comidas leves: saladas, frutas, verduras, macarrão com molhos leves e pouca carne. 

 

Veja tambÉm: