Mercado

Colheita na região de atuação da Cooxupé atinge 82,8%

 

postado em 26/08/2010 | Há 7 anos


Agência Safras | CNC
26/08/2010

Lessandro Carvalho
 
A colheita de café nas regiões de atuação da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), que envolve o sul de Minas Gerais, cerrado mineiro e partes de São Paulo, está se encaminhando para a parte final, com clima favorável ao andamento dos trabalhos. O levantamento semanal da Cooxupé, da semana de 14 a 20 de agosto, indica que a colheita atingiu na média 82,8% do total na área em que atua a cooperativa, avançando 5 pontos percentuais em relação à semana anterior, quando 77,4% da safra estava colhida na mesma área. As informações partem do gerente de desenvolvimento técnico da Cooxupé, Joaquim Goulart.
 
No levantamento semanal da Cooxupé, a Cooperativa apontou colheita na região do sul de Minas Gerais em 83,8% (na semana anterior estava em 78,3%); na área de São Paulo em 72,6%(semana anterior era 66,2%); e no cerrado mineiro em 82,8% (77,7% anteriores).
 
Goulart afirma que o clima está favorável a colheita agora, mas preocupa para a safra futura de 2011, que será naturalmente uma safra menor dentro do ciclo bienal da cultura, que alterna anos de produção maiores (safra cheia), com anos de menores colheitas. \"Desde o princípio de abril não há chuvas de volume significativo\", alerta Goulart.
 
Segundo ele, as temperaturas recentemente sofreram elevação, piorando ainda mais o cenário. É preciso que chova no curto prazo para o período de abertura de floradas, e é preciso que essas precipitações tenham sequência. \"O problema é que não tem nada marcado de chuva para os próximos 15 dias\", lamentou, em entrevista à Agência SAFRAS.

 

Veja tambÉm: