Mercado

Preço alto do café puxa resultado das exportações no Peru

 

postado em 26/08/2010 | Há 7 anos

Agência Estado | CNC
26/08/2010

Filipe Domingues
 
As exportações de café do Peru aumentaram em valor, por causa dos preços internacionais mais altos, mas caíram em volume no primeiro semestre de 2010 frente ao mesmo período do ano passado, segundo informou hoje a Câmara Nacional de Café do país. \"Os preços do café estão cerca de 28% mais elevados no mercado internacional\" na comparação com o ano passado, de acordo com o secretário-geral da câmara, Lorenzo Castillo.
 
O resultado acumulado das exportações entre janeiro e junho deste ano somou US$ 153 milhões, ante menos de US$ 130 milhões na primeira metade de 2009. Em volume, no entanto, houve queda para 48 mil toneladas na primeira metade de 2010, ante 50 mil toneladas no mesmo período de 2009. A maior parte da safra do Peru é colhida entre junho e setembro.
 
As exportações têm seu auge entre julho e outubro, segundo Castillo. O Peru é o sexto maior exportador mundial de café e lidera as vendas de café orgânico. A expectativa é de que a produção do país totalize 230 mil toneladas neste ano. As informações são da Dow Jones.

 

Veja tambÉm: