Mercado

Clima : Análise para a região produtora de Café

MINAS GERAIS: Uma forte massa de ar seco deixa o tempo firme com sol em todo o Estado nesta segunda-feira, dia 23

 

postado em 24/08/2010 | Há 7 anos

Safras & Mercado

 

PARANÁ: A presença de uma grande massa de ar seco deixa o tempo ensolarado em todo o Paraná nesta segunda-feira, dia 23. Durante a tarde a temperatura fica alta e a umidade, baixa. Na quarta-feira, uma frente fria se aproxima e causa pancadas de chuva no sul e no oeste do Estado. Nas demais áreas do Estado o tempo segue firme com sol e temperatura elevada. Nos dias 27 e 28 áreas de instabilidade se aproximam e provocam chuva no centro-sul, no oeste e no leste do Estado. No entanto, ainda não há expectativa de chuva volumosa. Entre os dias 29 e 31, uma frente fria deixa o tempo chuvoso com queda de temperatura no centro-sul e no oeste do Estado. E entre os dias 01 e 04 de setembro o ar seco perde força, permitindo que a frente fria avance e provoque chuva nas demais localidades paranaense. Neste último período o acumulado de chuva pode chegar a 50 mm nas áreas de divisa com o Paraná. Nas demais localidades chove entre 5 e 20 mm. Não há expectativa de resfriamento intenso ao longo da próxima quinzena.

Até o final do mês predomina o tempo ensolarado nos principais cafezais do norte do Paraná. Com isso, os trabalhos de colheita da planta avançam sem dificuldades. Volta a chover apenas nos primeiros dias de setembro, favorecendo a reposição de umidade no solo nas regiões cafeeiras.

SÃO PAULO: Uma forte massa de ar seco deixa o tempo firme com sol em todo o Estado nesta segunda-feira. Durante a tarde a temperatura fica elevada e a umidade do ar, baixa. E, pelo menos até o dia 31 de agosto todas as regiões de São Paulo têm predomínio de tempo ensolarado, quente e seco. Esta massa seca inibe a formação de nuvens carregadas, assim como a entrada de frentes frias ao Estado. Entre os dias 01 e 04 de setembro, as condições de chuva aumentam no oeste, no sul e no leste de São Paulo com o avanço de uma frente fria mais intensa por São Paulo. O calor diminui, mas por enquanto não há expectativa de chuva volumosa. Nas outras áreas as condições do tempo ainda não mudam.

Ao longo da próxima quinzena o predomínio é de tempo aberto com sol nas principais regiões cafeeiras de São Paulo. A chuva é escassa e o potencial hídrico do solo fica reduzido. O tempo seco favorece o andamento das atividades de colheita nos cafezais.

MINAS GERAIS: Uma forte massa de ar seco deixa o tempo firme com sol em todo o Estado nesta segunda-feira, dia 23. Durante a tarde a temperatura fica elevada e a umidade do ar, baixa. E, pelo menos até o dia 02 de setembro todas as regiões de Minas Gerais têm predomínio de tempo ensolarado, quente e seco. Esta massa seca inibe a formação de nuvens carregadas, assim como a entrada de frentes frias no Sudeste. Entre os dias 03 e 04 de setembro, as condições de chuva aumentam nas regiões mineiras do sul e da zona da mata. O calor diminui, mas por enquanto não há expectativa de chuva volumosa. Nas outras áreas as condições do tempo ainda não mudam. Não expectativa de resfriamento intenso ao longo da próxima quinzena.

Ao longo da próxima quinzena o predomínio é de tempo aberto com sol nas principais regiões cafeeiras de Minas Gerais. Quase não chove e o potencial hídrico do solo fica reduzido. O tempo seco favorece o andamento das atividades de colheita nos cafezais.

BAHIA: Áreas de instabilidade que chegam do mar provocam pancadas de chuva a qualquer hora do dia em todo o leste da Bahia nesta segunda-feira, dia 23. No interior do Estado o ar seco e quente deixa o tempo ensolarado. À tarde a temperatura fica alta e a umidade, baixa. Ao longo desta semana e, pelo menos até o dia 04 de setembro, a chuva segue regular em toda a faixa leste. A chuva é mais volumosa entre os dias 25 e 27. Já no centro-oeste baiano o tempo segue ensolarado. Durante as tardes o calor é intenso e a umidade fica baixa.Os trabalhos de colheita avançam sem dificuldades nas principais regiões cafeeiras do oeste da Bahia. Nos cafezais do sul do Estado, as pancadas de chuva são constantes e benéficas para o desenvolvimento da planta. No entanto, a chuva e o excesso de umidade podem restringir os trabalhos em campo.

ESPIRITO SANTO: Uma grande massa de ar seco deixa o tempo firme com sol forte em todo o Espírito Santo nesta segunda-feira, dia 23. À tarde a temperatura fica alta e a umidade baixa. E, pelo menos, até o dia 01 de setembro a previsão é de sol e tempo firme em todo o Estado. Durante as tardes faz calor e a umidade do ar segue baixa. Entre os dias 02 e 04 de setembro a chegada de uma frente fria ao Sudeste favorece a ocorrência de algumas pancadas de chuva no Estado, no entanto, não há expectativa de chuva volumosa.

Até o começo de setembro predomina o tempo ensolarado nas principais regiões cafeeiras do Estado. O tempo seco favorece o andamento dos trabalhos de colheita, por outro lado o potencial hídrico do solo tende a diminuir bastante.

 

Veja tambÉm: