Tecnologias

Publicação divulga os principais resultados de pesquisa sobre a cultura do café

 

postado em 28/07/2010 | Há 7 anos

27/07/2010 22:07:03 - Revista Cultivar

O livro café Arábica: do plantio à colheita – volume 1 , que acaba de ser publicado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está tendo uma grande receptividade junto a produtores, estudantes, técnicos, professores e muitas pessoas que trabalham com o café. A informação é do pesquisador Gladyston Rodrigues Carvalho, um dos autores da publicação e chefe do Centro de Pesquisa da Epamig no Sul de Minas. A obra foi lançada durante a Expocafé 2010, realizada entre os dias 16 e 18 de junho, em Três Pontas, MG.

O livro traz os principais resultados das pesquisas desenvolvidas nos 35 anos de pesquisa da Epamig, realizadas com o apoio do Consórcio Pesquisa café – que tem seu programa de pesquisa coordenado pela Embrapa café – além de outras instituições financeiras das esferas federal e estadual.

Em linguagem de fácil compreensão ao produtor e ao público de interesse do café, a publicação foi escrita por 35 renomados pesquisadores da instituição e tem como editores técnicos os doutores Paulo Rebelles Reis e Rodrigo Luz da Cunha. A obra trata de diversos assuntos de interesse da cafeicultura, tais como: morfologia e fisiologia do cafeeiro, cultivares, produção de mudas, preparo do solo, adubação do cafeeiro, poda, irrigação, manejo de pragas e doenças, além das atividades ligadas à colheita do produto.

Segundo Gladyston Carvalho, o objetivo é disponibilizar ao agronegócio café os principais resultados das pesquisas realizadas na Epamig nos últimos 35 anos, deste a produção até o consumidor. Para isso, ele explica que já está em fase de revisão o segundo volume da publicação, que tratará do café arábica da colheita ao consumo. Gladyston afirma que a perspectiva é lançar o segundo volume durante o VII Simpósio de Pesquisa dos cafés do Brasil, a ser realizado pelo Consórcio Pesquisa café no próximo ano na cidade de Araxá, MG.

A publicação foi produzida pela Unidade Regional da Epamig no Sul de Minas com o apoio do Consórcio Pesquisa café e é composto por 14 capítulos, divididos em 896 páginas, numa edição de qualidade superior.

Outras informações sobre o livro podem ser adquiridas por meio da página www.epamig.br ou solicitadas pelo e-mail publicacao@epamig.br . A publicação está sendo comercializada no Departamento de Transferência e Difusão de Tecnologia da Epamig, na Av. José Cândido da Silveira, número 1.647, Cidade Nova, em Belo Horizonte, MG. Os telefones para contato são: (31) 3489-5002 e (35) 3821-6244.

Jurema Iara Campos
Área de Comunicação da Embrapa café

 

Veja tambÉm: