Mercado

SINCAL - Cartilha do Cafeicultor - 1 (Quando o mercado de café sobe o produtor deve, pelo bom senso)

 

postado em 25/06/2010 | Há 7 anos

Quando o mercado de café sobe o produtor deve, pelo bom senso, ir fazendo média de venda, porém nunca torcer para a baixa!! Ocorre que uma boa parte dos produtores brasileiros por falta de orientação e pelo próprio sistema de se vender o nosso café há vários anos, vem sendo induzido a vender antecipadamente boa parte da sua safra correndo sérios riscos seja climático, seja de alteração do comportamento do mercado. Com isto faz com que o importador fique numa situação bem mais confortável, pois já está comprando café para 2011, por exemplo!

Sem conseguir regular o fluxo da oferta jamais vai mandar no negócio dele e a maior prova disto é este inicio de safra quando a velocidade da venda foi menor do que a necessidade de compra subindo os preços.

Portanto na cartilha do produtor de café tem alguns ensinamentos muito interessantes que vamos aqui relembrar.


1-     Nunca vender safra futura, enfim assumir compromissos sem antes ver a florada e a pega dos chumbinhos.

2-     Não comprar insumos antes da florada, pois pode incorrer em erros graves.

3-     De preferência podendo não trocar café por insumos é muito melhor, pois comprando a vista tem desconto, é lógico e você não abastece o mercado, vendendo depois o café numa hora mais interessante.

4-     Prestar atenção na renda da safra, na qualidade e nas deficiências que as vezes podem interferir no preço de mercado.

5-     Não ficar estressado com a Bolsa, pois ela oscila e não pior do que isto a Bolsa de N.YORK negocia um café que não é o nosso.

6-     Preste mais atenção na BM&FBOVESPA em São Paulo cujo café é o nosso Natural arábica tipo 4/5 com 36 defeitos bebendo duro livre de varrição, barrentos e mau secos. Em relação a uma bica corrida com 15/17% de catação desconte 10 dólares do preço da tela e 0,5% ao mês e assim chegará ao preço do seu café se ele for de bebida dura. Exemplo: Cotação de Set/BM&F a 183 dólares tiro 10 = 172 vezes 0,99%(desconto 1%( 2 meses) = 170,28 vezes o dólar R$1,80 = R$306,50 por saca. Se o seu café for de melhor qualidade o preço aumenta e ao contrário diminui.

Se tiver financiamento para estocagem a 6,75% ao ano, coloque o café nos Armazéns Gerais ou Cooperativas, pegue os documentos (Recibo de depósito e Warrant) financie e aplique o dinheiro no Banco!! Por quê? Pelo simples fato de que o café estará travado para a comercialização não permitindo a mistura com outras qualidades e mais importante com estas reservas o produtor poderá comprar insumos a vista e ganhar com isto!! E o mercado para ter este café deverá pagar preço principalmente se eu souber colocar prazo de safra para comercializar!!

7-     Tenha em sua mente que o nosso café é o melhor do mundo e que a boa produção e comercialização vai depender de você e do plano que você traçar.

Portanto nunca deixe para vender o seu café na ultima hora ou depois da hora, pois é prejuízo na certa.

8-     Aprenda a cobrar pelo serviço que você paga, seja ele qual for, enfim comece a mandar no que é seu. Cobre o seu Sindicato, sua Cooperativa, seu Banco o seu Governo, e ponha prazo para as soluções.


SINCAL – O Cafeicultor é o principal

 

 

Veja tambÉm: