Produção

COLÔMBIA - NOVO LÍDER TEM LIGAÇÃO ESTREITA COM SETOR CAFEEIRO

 

postado em 24/06/2010 | Há 7 anos


22/06/2010

A Colômbia tem um novo presidente, o ex-ministro da Defesa Juan Manuel Santos, que derrotou de forma clara (68,9%) no segundo turno Antanas Mockus (27,6%), rival que já foi prefeito por duas vezes do município de Bogotá. Santos substitui Alvaro Uribe, com dois mandatos marcados pela luta contra as Farc, e promete manter também ele uma política securitária de inflexibilidade em relação aos rebeldes de esquerda.

Depois de ter sido obrigado a um segundo turno na primeira votação em maio passado (47%), Juan Manuel Santos conseguiu ao longo do final de semana uma vitória clara. De acordo com resultados provisórios avançados ainda no domingo, a abstenção foi superior a 55%. O candidato do Partido Social de Unidade Nacional (Partido do U, direita), que contou com o apoio de Uribe, toma posse no próximo mês de agosto. O novo presidente colombiano tem uma ligação estreita com o café.

Além de jornalista e economista, ele representou a Federacafe (Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia), ao longo de nove anos, na OIC (Organização Internacional do Café), em Londres. Adicionalmente, foi ministro de Comércio Exterior, em 1991, e ministro da Fazenda, em 2000, durante o governo Andrés Pastrana. Entre 2006 e 2009 atuou como ministro da Defesa.
 

Veja tambÉm: