Mercado

Acompanhe previsões do tempo do boletim semanal da Somar

 

postado em 22/06/2010 | Há 7 anos

Agência Safras


22/06/2010

Acompanhe abaixo o boletim semanal da Somar Meteorologia com a previsão do tempo para os próximos dias nas regiões produtoras de café do Brasil:
 
\"As condições climáticas continuaram favoráveis à colheita e à secagem dos grãos nesses últimos 7 dias, pois não foram registradas chuvas durante esse período e juntamente com as temperaturas mais amenas permitiu o avanço dos trabalhos de colheita. Assim, o estado de São Paulo está com 53% das suas lavouras colhidas, Minas Gerais com 55% e o Paraná com 35% dos cafezais colhidos. Todas essas localidades apresentam grãos em boas condições de qualidade, com baixo índice de grãos verdes e aspectos físicos satisfatórios. Em relação à produtividade, essas continuam com índices muito bons, podendo ser observados valores entre 45 sacos/ha na região do cerrado mineiro e 28 sacos/ha nas regiões da Zona da Mata Mineira e sul de São Paulo.
 
Mesmo com o baixo índice pluviométrico registrado nos últimos dias e o armazenamento de água no solo estar apresentando valores abaixo dos 50%, isso não está afetando as lavouras de café, pois nesse período os cafezais se encontram em fase de repouso e também de indução floral. Desse modo, um estresse hídrico nessa fase é de suma importância para que a planta possa dar uma excelente florada no inicio da primavera. Contudo, como as previsões climáticas para o segundo semestre são de um clima sob influência da La Niña, o retorno das chuvas deverá ocorrer somente no final de outubro, atrasando assim a plena florada dos cafezais.
 
E segundo os modelos de previsão não há indicativo de ocorrência de geadas nas principais regiões produtoras de São Paulo, Minas Gerais e Paraná para os próximos 15 dias. Todavia, o tempo permanecerá favorável tanto à colheita quanto à secagem dos grãos, uma vez que não há previsão de chuva significativa para os próximos 10 dias.\"

 

Veja tambÉm: