Mais Café

Expocafé 2010 é lançada oficialmente em Três Pontas

 

postado em 28/05/2010 | Há 7 anos

TRÊS PONTAS (28/05/10) - A Expocafé 2010, maior feira nacional da cafeicultura, foi lançada oficialmente em Três Pontas, no Sul de Minas, sede do evento. Detalhes da organização e novidades desta edição foram apresentadas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), realizadora do evento, e pelas demais instituições que apoiam a organização.

O presidente da Epamig, Baldonedo Arthur Napoleão, disse que a empresa recebeu com honra, orgulho e responsabilidade a incumbência de dar sequência ao trabalho iniciado pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), que coordenou a Expocafé até o ano passado. “Estamos trabalhando intensamente para garantir que a Expocafé continue tendo a importância que se sempre teve”, declarou. “Nosso sonho é trabalhar e dar nossa contribuição para que o café do Brasil não seja apenas a marca de um país produtor, mas que seja a marca da riqueza para o produtor e para toda a sociedade”, destacou.

O coordenador geral da Expocafé, Mairon Mesquita, falou do sucesso do sistema de e-commerce, através do qual estão sendo negociados os estandes e feitos todos os contatos com os expositores. Além disso, anunciou que já está sendo realizado o credenciamento pré-feira, através do site da Expocafé (www.expocafe.com.br), com o objetivo de agilizar a entrada do visitante. “Aquele que fizer a inscrição através do site já terá seu crachá pronto e poderá ingressar imediatamente na feira”, informou. Todos os demais visitantes serão registrados na entrada e terão seus dados incluídos num cadastro que, ao final, traçará o perfil do visitante, fornecendo dados como origem, área de interesse, negócios, dentre outros. Mairon Mesquita também informou que o estacionamento da feira será gerenciado pela Associação dos Pais e Amigos dos Portadores de Deficiência (Apae).

O vice-reitor da Ufla, Elias Fialho, explicou a saída da instituição da coordenação da Expocafé, em função de aspectos logísticos e burocráticos, e garantiu que a Universidade continua junto aos demais parceiros na realização do evento. “Temos toda a confiança na Epamig para dar continuidade a esse trabalho de sucesso”, enfatizou.

Um dos pontos altos da Expocafé 2010 será o lançamento de livro que reúne as informações geradas por pesquisadores da área de cafeicultura da Epamig. “Café arábica: do plantio à colheita”, que será lançado dia 16 de junho, durante a abertura da feira. O livro, conforme já adiantaram representantes de várias instituições de ensino, deverá ser adotado nas disciplinas de cafeicultura de diferentes universidades do país.

Neste ano, também será realizada uma exposição ranqueada de Cavalo Mangalarga Marchador, ao lado da exposição de bovinos, que já é realizada durante a Expocafé. Segundo os organizadores, a exposição de equinos atende a uma demanda regional, e deve agregar valores à feira.

Simpósio

A abertura do evento aos visitantes terá início na quarta-feira, dia 16 de junho. Antes disso, porém, técnicos de vários segmentos da cafeicultura se reunirão na terça (15), quando será realizado o Simpósio de Mecanização da Cafeicultura, que é coordenado pelo professor Fábio Moreira, da Ufla.

Para o final do Simpósio os organizadores prepararam um telão, onde os participantes poderão assistir ao primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo. As inscrições para o Simpósio devem ser feitas com antecedência através do site www.expocafe.com.br.

Conselho deliberativo

A Expocafé é realizada através do trabalho conjunto de parceiros. Todas as decisões são tomadas por um Conselho Deliberativo que discute detalhes sobre a organização do evento.

O conselho é presidido pelo presidente da Epamig, Baldonedo Napoleão, e conta com a participação do reitor da Ufla, Antônio Nazareno; da prefeita Municipal de Três Pontas, Luciana Ferreira Mendonça; do presidente da União Cooperativa Agropecuária Sul de Minas (Unicoop), Luiz Carlos Miranda; do presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), Francisco Miranda de Figueiredo Filho, e do presidente da Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas, Ralph Duarte Funchal.

A 13ª Expocafé, que é aberta ao público, será realizada na Fazenda Experimental da Epamig, rodovia MG-167, em Três Pontas, Sul de Minas Gerais. Para mais informações e credenciamento da imprensa: comunicacao@epamig.br ou (31) 3489-5022 / (31) 3489-5023.

 

Veja tambÉm: