Estatísticas

Colheita do conillon no Espírito Santo chega a cerca de 30 %

 

postado em 27/05/2010 | Há 7 anos

A colheita de café conillon no Espírito Santo da safra 2010 está em torno de 30% do total. Os trabalhos agora estão evoluindo melhor, já que os produtores esperaram as lavouras terem uma granação mais parelha. A avaliação parte do presidente da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel da Palha (Cooabriel), Antônio Joaquim de Souza Neto, que falou à Agência SAFRAS. A Cooabriel atua principalmente no nordeste e norte do ES.

Entretanto, a falta de chuvas de 100 dias, com dezembro, janeiro e fevereiro tendo sido de estiagem, deve causar uma quebra significativa na safra do conillon capixaba. A Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) estimou a safra de conillon do Espírito Santo em 2010 em 8,144 milhões de sacas, com crescimento de 7,1% sobre a safra de 2009, indicada em 7,602 milhões de sacas.
Segundo Antônio Joaquim, 20% do que foi colhido até agora foi beneficiado apenas. E o rendimento está aquém do esperado, o que justifica a expectativa de quebra da safra. \"Normalmente temos 45 sacas por secador, e agora está dando 35\", afirmou Antônio Joaquim.

Assim, enquanto a Conab estima safra do conillon de 8,1 milhões de sacas, Antônio Joaquim acredita mais em uma produção de no máximo 7 milhões de sacas.

Fonte : Safras & Mercado

 

Veja tambÉm: