Mercado

CDPC define novo mecanismo de financiamento para o café

 

postado em 26/05/2010 | Há 7 anos

Foi definido em reunião do Comitê Diretor de Planejamento Estratégico do CDPC, realizada no dia 20, aplicar o novo mecanismo de financiamento da safra 2010/2011, elaborado pela Comissão Nacional do Café da CNA.

A proposta se baseia na Liberação de Recursos para a estocagem, visando o financiamento de até 20 milhões de sacas ao produtor, sendo 15 milhões de café arábica e 5 milhões de café robusta/conillon.

Esta proposta terá como base o valor de 100% do preço mínimo de garantia, com prazos de reembolso de até 540 dias, sendo 50% reembolsado em 360 dias e os outros 50% em 540 contados da data do financiamento.

A Estratégia para garantir essa operação, será a criação de um mecanismo contra a queda de preços, fazendo com que o agente financeiro tenha a certeza do recebimento em caso de recuo nas cotações, para níveis abaixo do liberado.

Com isso, tal operação possibilitaria a não entrada de cafés num período em que, historicamente, as cotações estão extremamente baixas, possibilitando aumento de preço via redução de oferta.

A decisão foi um consenso entre todos os representantes do setor, e a proposta já está sendo analisada de maneira mais ampla pelo Ministério da Agricultura. Os itens avaliados abrangem o volume de sacas a serem financiadas e o montante dos recursos liberados. Com isso, objetiva-se que o mecanismo entre em vigor, e possa ser usufruído pelos cafeicultores com a maior brevidade possível. 

 

Veja tambÉm: