Tecnologias

Cartilha feita por índios aborda mudanças climáticas e será distribuída em aldeias amazônicas

 

postado em 24/04/2010 | Há 7 anos

Ambiente | 24/04/2010 | 17h20min

Publicação será usada para promover o debate sobre o tema nas aldeias


– Nós, que vivemos em aldeias, percebemos que as coisas já estão diferentes. Já não existe tanto alimento quanto antes – A afirmação da jovem indígena Maria Baré, da Aldeia Taperera, no Amazonas, reflete a preocupação dos índios com as mudanças climáticas e os efeitos sobre suas atividades.

Com o objetivo de esclarecer os povos indígenas sobre os efeitos do aquecimento global e conscientizá-los sobre a importância da preservação ambiental, Maria e mais 20 jovens indígenas, supervisionados pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), elaboraram a cartilha Mudanças Climáticas e Povos Indígenas, que será distribuída nas aldeias da região.

A publicação aborda aspectos técnicos, científicos e de legislação indígena e foi produzida para suprir uma carência de materiais educativos sobre temas ambientais, voltados exclusivamente para as comunidades indígenas. De acordo com a Coiab, entender sobre as mudanças climáticas se tornou fundamental para os povos indígenas.

– Há que se considerar os impactos diretos que esse fenômeno tem na vida das aldeias – seja na produção de alimentos ou na manutenção dos ritos culturais – destaca o coordenador da Coiab, Antônio Apurinã.

A versão eletrônica da cartilha está disponível para download no http://www.ipam.org.br/biblioteca/livro/Cartilha-Mudancas-Climaticas-e-Povos-Indigenas/508
 

 

 
AGÊNCIA BRASIL

 

Veja tambÉm: