Mercado

Tempo bom para a colheita do café no DF

 

postado em 23/04/2010 | Há 8 anos

DA TERRA
23/04/2010 
  
 
 
 
Fernando A. Macena
Pesquisador da Embrapa Cerrados

No final do período passado, a frente fria que estava atuando sobre o Distrito Federal deu lugar a uma massa de ar fria e seca que manteve o tempo frio e estável com predomínio do sol em todas as localidades. No final do período, as temperaturas voltaram a se elevar. As máximas absolutas oscilaram entre 33° C em Sobradinho e 28,4º C no Plano Piloto, enquanto as mínimas absolutas variaram entre 16° C no Plano Piloto e Sobradinho e 13° C no Gama.

A capacidade de armazenamento de água nos solos começou a baixar e já existe a necessidade de irrigar em quase todas as localidades do DF. A estiagem de certa forma favoreceu a semeadura do trigo irrigado, cujo calendário indicado pelo Mapa se estende até 31 de maio. O produtor deve ficar atento, pois, esse plantio só é recomendado para altitudes superiores a 500 metros.

As condições agrometeorológicas previstas até terça-feira próxima indicam que a colheita de grão está favorável, principalmente do café, que está se iniciando no DF. As atividades como aplicação de adubo, tratamento fitossanitário, capinas, trânsito de máquinas e implementos agrícolas estão favoráveis em todo o DF. O calendário solar indica, para o final do próximo período, que o sol estará nascendo às 6h20 e se pondo às 17h50, com o fotoperíodo de 11 horas e 30minutos.

 

Veja tambÉm: