Produção

Cafeicultores do Paraná buscam modelo nos cafezais do cerrado mineiro

 

postado em 21/04/2010 | Há 8 anos

NAIRO ALMÉRI
Hoje em Dia


21/04/2010 
  

Na primeira quinzena de maio, um grupo de 30 a 40 cafeicultores associados à Cooperativa Industrial de Maringá (Cocamar), no Paraná, visitará fazendas de café da região da Expocaccer - Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda, em Patrocínio, no Alto Paranaíba. Os paranaenses estão empenhados em recuperar, em parte, a importância que o Estado já ocupou na economia cafeeira do país, na década de 1960, e também em dar competitividade ao produto local.

O principal objetivo dos visitantes é conhecer a tecnologia da lavoura mecanizada nessa cultura desenvolvida nos cerrados de Minas. O coordenador de culturas perenes da Cocamar, engenheiro agrônomo Leandro Cezar Teixeira, está certo de que a visita às fazendas da região de Patrocínio será uma oportunidade de conhecerem a nova realidade da cultura, com chances de multiplicá-la no estado do Sul. \"O cenário da cafeicultura é outro, e a operação com máquinas vem para modernizar a atividade\", disse o coordenador em Informação, via assessoria. Ele destaca também como ponto alto da visita o conhecimento de práticas com custos mais reduzidos na fase da colheita.

A Cocamar quer que seus cooperados tomem um banho de tecnologia de modernidade nos cafezais do cerrado de Minas. \"Os agricultores verão, por exemplo, máquinas fazendo a colheita\", destaca Leandro Teixeira. Acrescenta que é plano da cooperativa levar alguns dos equipamentos para a região já na safra deste ano. No Paraná, poucas propriedades de café têm elevado grau de mecanização. Nesta safra, dentro da área da Cocamar (6 mil cooperados), serão colhidas

 

Veja tambÉm: