Mercado

Primeiro Encontro de Comercialização de Café do Norte Pioneiro acontece em Santo Antônio da Platina

 

postado em 21/04/2010 | Há 7 anos


Comercialização, troca física e financeira do café, contrato futuro e certificação são os temas do encontro que deve reunir cerca de 150 cafeicultores no próximo dia 23 de abril
O Sebrae/PR e a Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) promovem no dia 23 de abril, a partir das 8h30, o primeiro Encontro de Comercialização de Café do Norte Pioneiro do Paraná. O evento acontece no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI) em Santo Antônio da Platina, que fica na Rodovia BR 153, Km 40.

O Encontro de Comercialização foi idealizado para levar informações aos produtores de café da região sobre como melhorar as condições de comercialização e agregar valor ao produto. O evento é mais uma ação do Programa Cafés Especiais do Norte do Paraná, uma articulação do Sebrae/PR e outros parceiros que visa, entre outros objetivos, proporcionar melhores condições de produção e negociação dos grãos.

O consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho e gestor do Programa Cafés Especiais, Odemir Capello, conta que a iniciativa deve reunir cerca de 150 cafeicultores. Segundo ele, o resultado esperado dessa ação é o aumento da disponibilidade de cafés com padrões mais elevados na região.

“A ideia do evento é reunir os produtores e mostrar a eles o que está acontecendo no mundo do café, falar sobre as possibilidades de mercado para cada produto, elevação da produtividade e prêmios pagos aos cafés que apresentam melhor qualidade. A melhoria da qualidade e produtividade é benéfica para toda a cadeia”, analisa o consultor.

O presidente da ACENPP, Luiz Fernando de Andrade Leite, acredita que a participação no evento será muito enriquecedora para os produtores de café.

“O encontro é estratégico e vai ocorrer antes do plantio da safra, por isso é muito importante a participação dos produtores de café. Vamos apresentar aos participantes todas as possibilidades de comercialização, detalhar a operação de barter, que é a troca de café por produto, abordar as possibilidades de mercado futuro, etc. É uma oportunidade imperdível de adquirir conhecimento”, destaca Andrade Leite.

No período da manhã, os palestrantes convidados para o Encontro de Comercialização de Café, vão abordar os temas comercializando o seu café, ferramentas de comercialização, investimentos em defensivos e troca física e financeira de café. No período da tarde, a partir das 13h30 serão debatidos aspectos da certificação UTZ Certified e do código de conduta 4C - Código Comum para a Comunidade Cafeeira, além do Programa Muito Mais Café.

O Primeiro Encontro de Comercialização de Café do Norte Pioneiro do Paraná tem o patrocínio da Bayer CropScience,Syngenta e Basf, e o apoio da Interagrícola, Empório Café da Casa, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), 4C Association e UTZ Certified.

Para mais informações acesse www.acenpp.com.br ou ligue (43) 3534-2506.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do  País. No  Paraná, 5 regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do  atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados.  O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

 

Veja tambÉm: