Mais Café

FENICAFÉ: SAFRA NA REGIÃO DE ARAGUARI DEVE CRESCER CERCA DE 20% EM 2010

 

postado em 26/03/2010 | Há 8 anos

Lessandro Carvalho - Ag. Safras

Safras - A produção de café na safra 2010 na região de Araguari, no cerrado mineiro, deverá ficar em torno de 600.000 sacas de 60 quilos, comcrescimento na faixa de 20% no comparativo com a safra 2009, que foi de cerca de 500.000 sacas. A estimativa é do presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), Nivaldo Souza Ribeiro. Vale lembrar que a safra 2010 é de ciclo alto produtivo e a de 2009 foi de ciclo baixo, dentro da bienalidade da cultura.

A região de Araguari engloba municípios vizinhos neste cálculo, como Cascalho Rico, Indianópolis e Uberlândia. A safra deste ano na região de Araguari não será ainda maior devido à renovação dos cafezais, afirma Ribeiro, com podas tendo sido realizadas. Além disso, as floradas foram muito espaçadas, se prolongando até dezembro, o que prejudica a safra nova tornando-a muito heterogênea, com grãos em várias etapas de desenvolvimento, sem uniformidade. Com isso, a colheita deve iniciar no começo de maio e se prolongar até agosto.

Sobre o mercado, Nivaldo Ribeiro acredita em queda nos preços com o começo da colheita. \"Não quero desanimar o produtor, mas a tendência é de queda pequena nos preços, que não vão cair mais porque os estoques são pequenos. Mas a partir de agosto, o pessoal vai olhar para a safra futura (de 2011 do Brasil, menor no ciclo bienal), e os preços podem subir de novo\", avaliou.

A Fenicafé reúne 3 eventos: o XV Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado; a XIII Feira de Irrigação em Café do Brasil; e o XII Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. A Fenicafé é uma realização da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA).

A feira, que segue até sexta-feira (26), no Pica-Pau Country Clube. A FeniCafé é uma realização da ACA em parceria com Embrapa Café, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Prefeitura Municipal de Araguari e Consórcio de Pesquisa de Café. Mais informações acesse: www.fenicafe.com.br. (Por Lessandro Carvalho, Agência Safras)

 

Veja tambÉm: