Mercado

11º Agrocafé promove curso de degustação e classificação de café em Salvador

 

postado em 24/02/2010 | Há 7 anos

Saber degustar um café de qualidade e conhecer a origem do grão, desde a plantação até a xícara, é uma arte que vem ganhando cada vez mais importância e adeptos. Por isso, nesta edição, o 11º Simpósio Nacional do Agronegócio Café promove mais uma vez o curso “Noções básicas de degustação e classificação do café”, dirigido a iniciantes e iniciados nos mistérios da bebida e do grão. O 11º Agrocafé será realizado de 8 a 10 de março próximos, no Hotel Pestana, em Salvador.

O curso acontece no dia 08 (segunda-feira), das 14h às 18h, e será ministrado pelo classificador, degustador e diretor de Qualidade da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), Carlos Novaes. Com mais de 30 anos de experiência, o profissional já ministra este curso há oito anos na programação do Agrocafé e garante que qualquer pessoa pode ser um degustador de café, basta ter sensibilidade. “Ensinaremos técnicas para a classificação do café e a chamada prova da xícara, que é quando o degustador já sabe diferenciar o café bom do café ruim”, explica.

Antes de partir para a prática, com as técnicas de degustação e de reconhecimento dos grãos, os alunos vão conhecer os caminhos e etapas que o café percorre, desde a lavoura até a casa do consumidor final. Vão aprender sobre os aspectos indesejáveis e defeitos da bebida e receberão noções de classificação de café. A partir daí, os participantes do curso terão contato com diferentes tipos de grãos, aprenderão a diferenciar um café através do aroma e a degustar cafés top de linha, conillon, cafés finos e cafés comuns.

O Agrocafé, um dos mais importantes acontecimentos do calendário da cafeicultura nacional, é promovido pela Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Centro de Comércio de Café da Bahia.

Para se inscrever no curso e saber mais informações, acesse: http://www.agrocafe.com.br/ ou pelo telefone (71) 2102-6600.

 

Veja tambÉm: