Curiosidades

As fragrâncias e sabores de um café especial

 

postado em 30/01/2010 | Há 8 anos

Conhecendo um pouco mais sobre o café

Os sabores básicos do café são o Doce, Salgado, Ácido, Amargo e o novato Umami. Estes são percebidos na língua, em particular. Outros sabores, como florais, frutados e como caramelos entre outros, na realidade, são percebidos pelos sensores localizados no nariz.

Há uma estreita relação entre o Olfato e o Paladar quanto aos sabores complexos. Pode-se dizer que a quase totalidade dos sabores é percebida pelo nariz, sobrando os cinco básicos especificamente para a língua.

Os aromas e sabores mantém uma relação afetiva conosco. É fácil vir à memória os sabores da sopa que a mãe fazia, um bolo que a avó preparava ou mesmo de um pudim que a tia nos servia durante uma visita. Ou, ainda, um prosaico sanduíche de queijo derretido fica inesquecível quando saboreado num simples boteco depois de quase um dia sem colocar qualquer outro tipo de comida na boca.

Experiências agradáveis sempre nos trarão boas lembranças, enquanto que as desagradáveis nos farão associar a sensações ruins.

Essa afetividade vem acompanhada da influência cultural. Cada localidade e seu clima específico contribuem para que usos e costumes se estabeleçam, gerando diferentes leituras, se assim podemos dizer, de como pratos e bebidas são preparados.

O Brasil nos últimos dez anos tem experimentado uma transformação sem precedentes em seus hábitos de consumo.

Saímos de um perfil de consumo típico de país produtor, quando a qualidade média dos produtos e a oferta de serviços diferenciados era baixa. Havia a percepção generalizada de que todos os melhores grãos eram exportados, ficando somente o que havia de pior.

Com a melhora da economia do país, os brasileiros começaram a se integrar mais rapidamente ao mundo, viajando e conhecendo outros países, vivenciando experiências que gostariam que fossem reproduzidas por aqui, além da maior facilidade de se encontrar produtos importados.

É a vivência e o conhecimento que despertam desejos e vontades, fazendo com que novas exigências se imponham.

O advento dos Cafés Especiais, capitaneado pela SCAA - Specialty Coffee Association of America, reverberou em todo o mundo, fazendo com que novas perspectivas de consumo e suas possibilidades pudessem se estabelecer.

 

Veja tambÉm: