Mais Café

Perspectiva para o café em 2010 - Para José Eduardo 2010 será um reflexo das ações realizadas

 

postado em 22/12/2009 | Há 8 anos

As perspectivas para a cafeicultura no ano de 2010:

Os resultados a serem obtidos são reflexos diretos das ações estratégicas e operacionais realizadas antecipadamente.

Sobre os aspectos estratégicos e seus resultados acredito baseado nos princípios acima que nada mudará, devido a absolutamente nenhuma ação estratégica da produção ter sido tomada.
Assim, a resposta a esperanças de reações de preços em níveis que contemplem resultados financeiros via reação de preços somente aconteceriam se houvesse uma iluminação divina nas mentes dos produtores e seus representantes ou lideranças no sentido de mudar radicalmente de posturas e pensamentos.

Como, não acredito nesta possibilidade, devido às constantes omissões e despreparos, a situação permanecerá de inalterada a pior e a cafeicultura continuará sua tendência a cafeicultura familiar como forma apenas de subsistência.
Quanto aos números de produção, consumo e estoques mundiais, o resultado destes continua em campo desfavorável aos produtores.

Se desejarem que 2011 seja um ano de realizações, então pensem urgentemente em atuar no sentido estratégico para mudanças de cenário desde agora e mesmo assim tardiamente, pois para 2010 não há mais o que corrigir!

José Eduardo Reis Leão Teixeira

 

Veja tambÉm: