Mercado

Crédito rural: o que seria uma grande solução transformou-se numa grande decepção

 

postado em 22/12/2009 | Há 8 anos

Polan Lacki  - Parto da premissa de que, no mundo globalizado e altamente competitivo, o êxito econômico dos produtores rurais dependerá cada vez mais de conhecimentos adequados que de créditos generosos.

Critico a exagerada importância que está sendo atribuída ao crédito rural, a ponto de ser considerado como o principal e praticamente o único instrumento de política agrícola; enquanto tecnologias de fácil aplicação, de baixo custo e alta eficácia, para cuja adoção se necessita de pouco ou nenhum crédito, permanecem subestimadas e até ignoradas. 

Questiono a eficácia do crédito rural a partir da seguinte e elementar reflexão: se ele fosse tão eficaz na solução dos problemas da agricultura, não teríamos tantos agricultores tão crônica e profundamente endividados.

Descrevo as medidas, também de baixo custo e fácil adoção, que o sistema de educação rural, formal nos três níveis e não formal, poderia adotar para "eficientizar" e profissionalizar os agricultores, tornando o crédito rural menos imprescindível, e em muitos casos, simplesmente prescindível.

 

Veja tambÉm: