Mais Café

Desafios para a exportação do café do Oeste da Bahia serão destaque no IX Encontro da Cafeicultura

 

postado em 25/11/2009 | Há 8 anos

Os principais entraves para o produtor rural, sejam nos custos de produção ou em estrutura de câmbio para a exportação, serão o foco da palestra do vice- presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Roberto de Camargo Ticoulat, no IX Encontro da Cafeicultura do Cerrado da Bahia, que será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro, no Hotel Saint Louis, no município de Luís Eduardo Magalhães (BA). O Encontro, uma promoção da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia (Abacafé), Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé) e Fundação Bahia, deve reunir público médio de 250 pessoas no período.

De acordo com Ticoulat, o Oeste da Bahia é uma fronteira agrícola recente do Brasil, explorada por produtores que têm grande potencial empreendedor. “O país precisa entender que o Oeste baiano se desenvolveu e foi conquistado com muito trabalho. O café produzido nesta região é um exemplo de sucesso. Ele se destaca pela excelente qualidade e produtividade. Entretanto, enfrenta sérios gargalos que prejudicam a produção e a exportação”, explica o especialista, citando os problemas logísticos e comerciais. “Por outro lado, também é urgente que o produtor invista mais na divulgação de seus produtos para melhorar a sua renda”, conclui Ticoulat.

Com uma carreira ligada à cafeicultura há quase 30 anos, Roberto de Camargo Ticoulat veio de uma família de produtores. Ele produz café no Sul de Minas Gerais e está à frente de uma empresa de exportação de café solúvel. Em fevereiro de 2008, assumiu a vice-presidência da Sociedade Rural Brasileira, e também ocupa os cargos de diretor da Associação Comercial de São Paulo e de conselheiro da São Paulo Chamber of Commerce.

Veja a programação do evento:

02 de dezembro de 2009

19h30 - Solenidade de abertura

20h30 - Premiação do 8º Concurso de Qualidade de Cafés da Bahia.

21h00 - Coquetel de confraternização

03 de dezembro de 2009

8h - A Pesquisa da cafeicultura do Cerrado da Bahia – Gabriel Bartholo.

9h30 - Coffee Break

10h - Os desafios para exportação do café do Oeste da Bahia – Roberto de Camargo Ticoulat (Sociedade Rural Brasileira).

12h - Intervalo para almoço – Livre

14h - Tendências no mercado do café – Gil Barabach (Safras & Mercado).

15h30 - Coffee Break

16h - Perspectivas do Mercado Mundial para o Café Brasileiro – Manoel Aranha Correa do Lago (Valorização Empresa de Café S/A).

25 de novembro de 2009

Imprensa Encontro da Cafeicultura

Catarina Guedes – Assessora de Comunicação

(71) 8881-8064/ (77) 8802-0684

Milena Brasil – Jornalista Assistente

(71) 3379-1777/(71) 8824-7801

www.agripress.com.br

 

 

Veja tambÉm: