Mais Café

GUIA ABIC DA QUALIDADE DOS CAFÉS DO BRASIL PODE AJUDAR EXPORTAÇÕES

 

postado em 24/11/2009 | Há 7 anos

Por Lessandro Carvalho / lessandro@safras.com.br

SAFRAS (24) - A Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) está lançando o Guia ABIC da Qualidade dos Cafés do Brasil. O guia foi apresentado durante o 17o Encontro Nacional da Indústria do Café (Encafé), que se realizou de 18 a 22 de novembro na Praia de Guarajuba, município de Camaçari, próximo a Salvador, na Bahia.

No guia é feita a diferenciação detalhada das características de cada café do Brasil por regiões. Segundo o diretor executivo da ABIC, Nathan Herszkowicz, ele poderá sair renovado a cada ano e assim poderá se avaliar a evolução da qualidade nas regiões ao longo do anos. 

"Nós somos rotulados com expressões que não são a verdade dos fatos", comentou o presidente da ABIC, Almir José da Silva Filho, referindo-se claramente a "fama" que o Brasil tem de ser exportador de volumes de café e não de qualidade. "Podemos valorizar mais os nossos cafés com o guia, com um documento que possa ser apresentado", disse o presidente.

Segundo a ABIC, o guia mostra ao mercado os diferentes padrões de qualidade que o Brasil pode atender. "Os compradores poderão inclusive se nortear por esse guia", comentou o dirigente da ABIC. "O guia será de grande valia. Esse é o primeiro passo. Vamos aprimorá-lo, porque entendo que essa ferramenta será muito importante num futuro próximo", concluiu Almir José. (LC)
 

Veja tambÉm: