Mercado

CMN aprova a possibilidade de os produtores de café com financiamento no Funcafé pagarem suas dívidas com produto

 

postado em 29/10/2009 | Há 8 anos

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou hoje a possibilidade de os produtores de café com financiamento no Funcafé pagarem suas dívidas com produto. A liquidação de financiamentos de estocagem da safra 2008/2009, em sacas de café, poderá ser feita com base no preço mínimo vigente.

Em entrevista à Agência Estado, publicada na última segunda-feira, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Wagner Rossi, informou que a estatal já estava preparando armazéns nas principais regiões produtoras do País para receber o produto por este canal.

De acordo com o coordenador geral da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Aloísio Melo, caberá ao Ministério da Agricultura definir as condições operacionais

necessárias para o cumprimento da medida. “Com isso, os produtores passam a contar com uma opção mais vantajosa para liquidação dessas dívidas, caso os preços do mercado estejam abaixo do preço mínimo”, esclarece o documento distribuído por Melo. Pelos cálculos do coordenador, o valor total das dívidas de estocagem soma atualmente R$ 676 milhões. Foram aprovadas também duas outras medidas visando a esclarecer a forma de aplicação das taxas de juros das operações do Funcafé. As informações partem da Agência Estado.

 

Veja tambÉm: