Mercado

Mandaguari prepara Festa do Café

 

postado em 30/09/2009 | Há 8 anos

O Diário do Norte do Paraná

Luiz de Carvalho
carvalho@odiariomaringa.com.br  
 
 
Cavalgada promovida durante a Festa do Café: evento era destinado a produtores, mas se expandiu. Ponto alto da festa é a escolha do melhor café do Paraná

 Aproveitando o feriado prolongado da padroeira do município e do Brasil, na segunda-feira 12 de outubro, Mandaguari (a 39 quilômetros de Maringá) realiza entre os dias 8 e 12 seu maior evento anual, a 4ª Festa do Café, quando vai reunir cafeicultores do noroeste paranaense e eleger o melhor café do Estado no Concurso Café Qualidade Paraná 2009.

Apesar de ter nascido como um evento dirigido ao produtor de café, a festa, realizada na Associação Rural, é aberta a toda a população, com entrada franca e atrativos como parque de diversão, shows artísticos e barracas de lanches e bebidas, além de uma oportunidade para que empresas da região apresentem seus produtos. Segundo a agente de Desenvolvimento Tatiana de Freitas, da Agência Regional de Desenvolvimento (ARD), a Festa do Café equivale às exposições agropecuárias que acontecem em outros municípios.

Segundo ela, durante os cinco dias do evento acontecerão show de paraquedismo, apresentação circense, encontro de produtores de leite e rodeio com a presença de alguns dos melhores peões do Paraná. No dia 7 haverá a eleição da Rainha do Café, dia 8, apresentação da Banda Inox, dia 9, Banda Nova Embalagem, dia 10, Banda Estação 7, dia 11, Banda Super Joe e no dia 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida, paraquedismo, show com a dupla Arnaldo e Alexandre, Peripécias Circenses com o Circo Sem Lona, encerrando com a final do rodeio e um show de fogos de artifício.


A estrela da festa

Desde a semana passada um grupo de provadores de café, do Paraná, São Paulo e Espírito Santo, está fazendo a degustação das amostras inscritas no Concurso Café Qualidade Paraná 2009, avaliando quesitos como aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida. O café que obtiver a melhor pontuação em cada categoria se qualifica para representar o Paraná no concurso de âmbito nacional.

O Café Qualidade Paraná faz parte do Encontro de Cafeicultores, que acontecerá dia 9, a partir das 13h30, organizado pela Cooperativa dos Cafeicultores de Mandaguari (Cocari), Sindicato Rural, Federação da Agricultura, ARD, Secretaria de Estado da Agricultura, Associação Comercial, Associação Rural e Ministério do Desenvolvimento Agrário. O encontro deve reunir cerca de 500 produtores de café e terá concurso de pratos doces à base de café, concurso de receitas e festival de coadas.

 

Veja tambÉm: