Mercado

CAFÉ: VENDAS DA INDÚSTRIA RECUAM 3,7% EM AGOSTO, INDICA ABIC

 

postado em 29/09/2009 | Há 8 anos

29/09/2009 - A SCIC (Sondagem Conjuntural da Indústria de Café) pesquisa mensalmente realizada entre as indústrias associadas à Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), desde junho de 2003, mês cujo volume de vendas, chamado de Indice Setorial de Desempenho, foi tomado como base igual a 100 pontos mostrou que, em agosto deste ano, as indústrias tiveram redução em suas vendas. O Indice Setorial de Desempenho, que desde fevereiro é respondido por 60 empresas, de todos os portos e tamanhos, foi igual a 131,86 pontos no mês passado, o que implicou em uma redução de 3,68% em relação a julho deste ano, quando o índice ficou em 136,89 pontos.

Em relação a Agosto/2008, o índice teve um aumento de 3,04%, embora naquela época a metodologia desta análise fosse diferente, o que não é aconselhável uma comparação quantitativa, explicou a Abic.

Por outro lado, segundo a Abic, o consumo de café segue firme neste primeiro quadrimestre do ano, demonstrando que o consumo não foi atingido pela crise econômica, à semelhança do que está ocorrendo em outras categorias de alimentos e bebidas. Até janeiro deste ano, a Sondagem Conjuntural da Indústria de Café contava com a participação de 28 empresas, contudo, a Abic informou que os números analisados serão diferentes, pois foi ampliada a abrangência da pesquisa.

De acordo com a sondagem, em agosto deste ano houve queda para as pequenas indústrias de 5,75%, as grandes empresas tiveram queda de 3,46%, enquanto que as médias empresas tiveram uma queda de 5,39%, nas vendas em relação a julho. A média móvel de 12 meses, mostram que as vendas do setor continuam em expansão.

Uma comparação das medias móveis de 12 meses, de Agosto/09 (12 meses terminados em Agosto/09), igual a 136,73 pontos, contra a média móvel de Agosto/08, igual a 124,17 pontos, mostra um desempenho surpreendente para um período em que se esperavam resultados menores em vista da crise econômica.

A comparação mostra um crescimento no período de quase 10%. Este resultado deve reduzir-se até o final do ano e sua avaliação deve levar em conta que houve mudança na metodologia da SCIC entre 2008 e 2009., finalizou. As informações partem do Coffee Break noticiou a Agência Safras. (FR)

 

Veja tambÉm: