Produção

Fazenda Água Limpa é a grande vencedora do 6º Concurso de Qualidade de Café Vale da Grama SP - Vejam os finalistas

 

postado em 29/09/2009 | Há 7 anos

Aconteceu no último sábado (19), no Centro Cultural e Recreativo “Cidade do Futuro”, em São Sebastião da Grama, a premiação do 6º Concurso de Qualidade de Café. O evento foi realizado pela Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama e contou com o apoio da prefeitura e de diversos empresários do município.

Neste ano, mais de 30 produtores rurais participaram do concurso. Segundo a equipe julgadora 46 amostras de café passaram pelas análises, sendo 34 na categoria Café Natural e 12 na categoria Cereja Descascado. 

O primeiro passo para os analistas é realizar a codificação das amostras. Neste processo o nome do produtor é substituído por um código. “Essa etapa é fundamental para a garantia da imparcialidade e a credibilidade do concurso”, explica o consultor da GT3, Luis Antônio Petreca (Lula).

As amostras foram analisadas por cinco provadores especializados no assunto. No primeiro dia foram avaliados os grãos da categoria Café Natural, destes, 13 foram classificadas para a seleção final. No segundo dia, as 12 amostras da categoria Cereja Descascado passaram pelas provas. “Após as análises realizamos as classificações do 1º ao 10º lugar de cada categoria”, explica o degustador e classificador, Antônio Vieira. 

Durante o evento foram premiados 10 produtores de cada categoria, mas apenas os cinco primeiros de cada uma delas irão participar do 8º Concurso Estadual, que acontece no mês de outubro, em Santos.   

O grande vencedor do concurso foi o produtor Plínio Cyrino Nogueira Filho, da Fazenda Água Limpa, que alcançou a melhor nota na categoria Cereja Descascado. Já na categoria Café Natural, o primeiro lugar foi para o produtor Homero Teixeira de Macedo Junior, da Fazenda Recreio.

Neste ano o concurso homenageou a família do cafeicultor Benevides de Souza Dias. “Foi motivo de muito orgulho para mim e para os meus irmãos. Meu pai dedicou sua vida para a produção do café, ele acordava café, almoçava café, jantava café, sonhava com café”, brinca o filho do homenageado, Carlos Roberto de Souza Dias. 

Foram convidados para compor a mesa das autoridades o prefeito de São Sebastião da Grama, Emilio Bizon Neto, o vice-prefeito Antônio Fernando Alves de Sá, o assessor do Secretário da Agricultura João Almeida Sampaio Filho, Nelson Statt, o assessor do deputado Estadual Guilherme Campos, José Eduardo Martelli, o presidente do Sindicato Rural, João Batista de Andrade, o presidente da Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama, Sebastião Carlos do Nascimento, o diretor Técnico da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), João Batista Vivarelli, o presidente da Cooxupé, José Osvaldo Cruvinel, e o representante da Associação dos Produtores de Divinolândia, Francisco Sérgio Lange.

O presidente da Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama ressaltou a importância da participação dos produtores no concurso. “É fundamental a participação de produtores neste concurso, pois, além de ter sua propriedade reconhecida como produtora de café de qualidade, ele estará ajudando o município a elevar o nome `Vale da Grama` como região produtora dos melhores cafés do Brasil”, fala Sebastião Carlos do Nascimento.

Produtores rurais de São Sebastião da Grama acompanham a premiação do 6º Concurso de Qualidade de Café    Prefeito Emilio Bizon fala sobre a repercução nacional do café produzido no Vale da Grama     Cafeicultor Homero Teixeira de Macedo Junior , da Fazenda Recreio, vence o concurso na categoria Café Natural    O melhor café Cereja Descascado  produzido em São Sebastião da Grama, Safra 2009/2010, foi o do cafeicultor Plínio Cyrino Nogueira, da Fazenda Água Limpa  


Prefeito Emilio Bizon fala sobre a repercução nacional do
café produzido no Vale da Grama



Cafeicultor Homero Teixeira de Macedo Junior , da Fazenda Recreio,
vence o concurso na categoria Café Natural  


O melhor café Cereja Descascado  produzido em São Sebastião da Grama SP,
Safra 2009/2010, foi o do cafeicultor Plínio Cyrino Nogueira, da Fazenda Água Limpa 


Confira a lista dos ganhadores:

CATEGORIA CEREJA DESCASCADO

1º Plínio Cyrino Nogueira Filho – Fazenda Água Limpa

2º Homero Teixeira de Macedo Junior – Fazenda Recreio

3º Lindolfo de Carvalho Dias – Fazenda Cachoeira do Vale do Grama

4º Antônio Gabriel Taramelli – Fazenda São Caetano

5º Joaquim Bernardes da Silva Dias – Fazenda Santa Alina

6º Paulo Moreira de Paiva – Fazendas São Paulo

7º Luis Henrique B. Otonni – Fazenda Mariana

8º Mariângela Taramelli Francisco – Fazenda São Gabriel

9º Asdrubal Marques Cardoso – Fazenda Lage

10º Orlando de Souza Dias – Sítio Serra

CATEGORIA CAFÉ NATURAL

1º Homero Teixeira de Macedo Junior

2º Edie Odair Bernardi – Sítio Santo Rita

3º Plínio Cyrino Nogueira Filho – Fazenda Água Limpa

4º Valdir Duarte – Sítio Palestra Itália

5º Joaquim Bernardes da Silva Dias – Fazenda Santa Alina

6º Arnaldo Alves Vieira – Fazenda Baobá

7º Mariângela Taramelli Francisco – Fazenda São Gabriel

8º Clayton Mapelli Cerri – Sítio Anhumas

9º Florêncio de Aguiar – Sítio São Judas

10º Carlos Roberto de Souza Dias – Sítio Fazendinha

 

Veja tambÉm: