Mais Café

Chá verde beneficia saúde óssea

 

postado em 23/09/2009 | Há 8 anos

Correio do Brasil

 Por Redação, com agências internacionais - de Hong Kong

O chá verde tem diversos benefíciosComponentes químicos do chá verde podem ajudar a saúde óssea, estimulando a formação dos ossos e retardando seu desgaste, segundo um estudo realizado pelo Instituto de Medicina Chinesa.

O chá verde e seus componentes antioxidantes têm sido associados a diversos benefícios, incluindo o combate à obesidade, e a prevenção a problemas cardiovasculares e até a alguns tipos de câncer.

Agora o novo estudo aponta para um potencial da bebida na prevenção e tratamento da osteoporose.

Os pesquisadores cultivaram um grupo de células formadoras de ossos – osteoblastos – em laboratório, e as expuseram, por vários dias, aos três principais componentes do chá verde – epigalocatequina, galocatequina, e galocatequina galato.

Os resultados mostraram que o primeiro aumentava a atividade de uma enzima-chave que promove o crescimento ósseo em até 79%, além de aumentar os níveis de "mineralização" nas células, o que fortaleceria os ossos.

As altas concentrações da epigalocatequina bloqueavam a atividade de um tipo de célula chamada osteoclasto, associada à quebra ou ao enfraquecimento do tecido ósseo. Os componentes avaliados não causariam efeitos tóxicos às células ósseas, o que aumentaria as chances de serem aproveitadas na prevenção a problemas ósseos.

 

 

Veja tambÉm: