Mais Café

Ficafe: Jacarezinho sedia maior evento da cafeicultura do Paraná

 

postado em 23/09/2009 | Há 8 anos

Programação inclui rodadas de negócios, mesa de debates e exposição de equipamentos para colheita

A Ficafe -  Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, idealizada para que produtores de cafés especiais possam  ofertar e apresentar seus produtos ao mercado nacional e  internacional, acontece em Jacarezinho, nos dias 5 e 6 de novembro, no Pavilhão de Convenções do Centro de Eventos. É um evento de negócios que visa a comercialização,   facilitando a aproximação entre produtores e compradores de cafés  especiais, segundo revelam os organizadores..

A  programação desta edição inclui rodadas de negócios, mesa de debates e exposição de empresas especializadas em equipamentos para colheita, processamento e preparo do café, além de palestras que abordarão temas como gestão de propriedades, mecanização, manejo, cenários do agronegócio e inovação tecnológica e gerencial na cafeicultura.
O consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho, Odemir Capello, revela que os estandes da Ficafe estão quase todos negociados. Ele conta ainda que a novidade da edição deste ano é a abertura da Feira para os apreciadores de café na noite do dia 5 de novembro.

A Ficafe 2009 é aberta à participação de todos os produtores de café  interessados e não há custo. A previsão é que na rodada de negócios  estejam presentes pelo menos 20 compradores de todo o País. O primeiro  dia do evento será aberto para a comunidade no período noturno. Haverá  uma palestra sobre os benefícios do café para a saúde e o público poderá participar de testes de prova de cafés especiais e cafés  comerciais, adianta o consultor.

Odemir Capello comenta ainda que a expectativa é atrair cerca de 3,5 mil visitantes, sendo 3 mil produtores e 500 consumidores finais. O  Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater)  está  organizando caravanas que sairão dos municípios produtores de café da região. O evento está muito consistente em termos técnicos. Além disso, envolve toda a cadeia cafeeira: indústrias, produtores, compradores, fornecedores.

Na opinião de Luiz Fernando de Andrade Leite, presidente da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), a Ficafe 2009 vai ratificar e incrementar ainda mais as ações comerciais propostas pela Associação. Estamos na fase de coletas de amostras. Somente após esse processo, poderemos saber o volume de café especial disponível para comercialização na Ficafe 2009. Os atributos do café especial do Norte do Paraná são únicos no mundo. É um café leve, encorpado, com intenso aroma e sabor, é doce, caramelado, com acidez moderada e levemente amargo. A pessoa que começa a tomar um café especial e aprende como se faz o preparação correta da bebida, não vai mais querer saber de outro café, garante Luiz Fernando de Andrade Leite.

Em 2008, a Ficafe ofertou 2.044 sacas de cafés especiais, expôs 52  amostras de café especial, contou com 20 expositores de diversos  segmentos e reuniu cerca de 3 mil visitantes. A programação completa  para este ano está disponível em www.ficafe.com.br.

Parcerias
A Ficafe 2009 é uma realização do Sebrae/PR e da ACENPP com apoio do Banco do Brasil, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Associação Paranaense de Cafeicultores (Apac), Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA),  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar) e Emater.

Destaque
O Paraná se destaca como um dos principais produtores de café do País em 2009, com mais de 158 mil toneladas de grãos. O Norte Pioneiro  paranaense é responsável pela colheita de aproximadamente 50% do total. Atualmente, a região conta com 7,5 mil produtores de pequenas propriedades, distribuídos em 45 municípios.

 

 

Veja tambÉm: