Comércio

Costa Rica vê exportações menores de café e de banana em 2009

 

postado em 23/09/2009 | Há 8 anos

23/09/2009 - As exportações da Costa Rica de café e banana não cresceram nos primeiros oito meses de 2009, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com a Procomer (Promotora de Comércio Exterior), as vendas de banana al exterior geraram uma receita de 440 milhões de dólares nos primeiros oito meses do ano. Isso representa uma baixa de 384 milhões de dólares em relação ao verificado no mesmo período ao ano anterior.

As exportações de café também recuaram, passando de 282,24 milhões de dólares no ano passado para 207,81 milhões de dólares neste ano, saldo negativo de 74,43 milhões de dólares. Em ambos os casos o Procomer apontou a crise mundial e os problemas climáticos como principais fatores para esse desempenho nessas exportações tradicionais. Outros produtos agrícolas com saldo negativo no referido período foram a batata, a manga, a pimenta, a mandioca, além de plantas ornamentais.

No entanto, o panorama é muito diferente para frutas como melão e o abacaxi. O primeiro reportou vendas de 67,55 milhões de dólares, ao passo que a segunda atingiu 74,95 milhões de dólares. O Procomer destacou que realiza esforços no intuito de ampliar a carteira de compradores dos produtos agrícolas costarriquenhos. O país, por exemplo, desenvolverá a Costa Rica Investment World, em abril de 2010, visando atrair investidores e compradores para o país. As informações partem da Agência de Notícias do Café / Café e Mercado.

 

 

Veja tambÉm: