Mercado

Valorização da Cafeicultura Familiar foi o tema da palestra de Luiz Suplicy Haffers

 

postado em 28/08/2009 | Há 8 anos

Café de qualidade

Membro da Sociedade Rural Brasileira e liderança respeitada da cafeicultura no Brasil, Luiz Suplicy Haffers fez uma palestra de motivação na abertura do 9° Simpósio Regional dos Cafeicultores da Região do Caparaó, realizado em São José do Calçado, Espirito Santo sobre “Valorização da Cafeicultura Familiar”.

Luiz Haffers destacou o imaginário que o café representa. “O café está relacionado ao prazer, à prosa, ao sabor, à união, à amizade. Mas a cafeicultura familiar precisa ser ótima, a boa não é suficiente. Vocês precisam ter produtividade e orgulho de ser cafeicultor. Esse é o grande desafio. Vale mais o saber do que o ter. E é esse saber que precisa ser conquistado e executado. Vocês têm o Incaper e o Cetcaf para transferir para vocês um enorme conhecimento técnico”.

Haffers mostrou as vantagens de ser pequeno produtor. “Vocês têm à mão toda a tecnologia necessária, têm crédito e a mão de obra. Falta decisão, maior esforço e, principalmente, convicção. Que vocês tenham determinação para se transformar em ótimos cafeicultores. E a propriedade familiar é a chave para esse novo desenvolvimento”, afirmou.

Em relação ao preço, Haffers é otimista para aqueles produtores que se dedicam. “Vejo que teremos melhor remuneração pela qualidade. O nosso café é muito bom, mas pode ser melhor”.

 

 

Veja tambÉm: