Tecnologias

Aprovado zoneamento agrícola do café para São Paulo

 

postado em 28/08/2009 | Há 8 anos

O Diário Oficial da União publicou, nesta sexta-feira (28), portaria número 196, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que identificou as áreas aptas e os períodos de plantio com menor risco climático para o cultivo de café no estado de São Paulo, para ano-safra 2009.

As condições hídricas e de temperatura são os principais fatores climáticos que influenciam a produção dessas espécies. Temperaturas médias anuais entre 18 e 23ºC são as temperaturas limites para a cultura, sendo que índices térmicos médios anuais entre 19 e 21ºC são os ideais. De um modo geral, o cafeeiro é pouco tolerante ao frio.

Temperaturas em torno de -3,4ºC provocam a morte da parte foliácea da planta. Regiões com ocorrências frequentes de temperaturas acima de 30ºC, durante períodos longos, principalmente na fase do florescimento, causam, em grande número, abortos de botões florais.

O cafeeiro, para seu bom desenvolvimento e produção, necessita de umidade suficiente no solo durante os períodos de vegetação e frutificação. Déficits hídricos elevados são prejudiciais ao cafeeiro que, em decorrência, pode apresentar desfolha, secamento dos ramos, morte das raízes e deficiências induzidas de nutrientes. O período recomendado para o plantio é de 1º de novembro a 31 de dezembro nos solos Tipos 2 e 3.

O zoneamento agrícola orienta os produtores sobre as características da cultura, especifica os tipos de solos, períodos propícios para o plantio e relaciona os municípios considerados aptos ao cultivo do café.


Fonte: Agrolink
 

Veja tambÉm: