Tecnologias

Alemães criam a xícara de café perfeita

 

postado em 24/08/2009 | Há 8 anos

geek.com / Notícias Agrícolas

Utensílio é projetado para manter a bebida na temperatura correta pelo maior tempo possível

Pesquisadores do Instituto Fraunhoffer, na Alemanha, desenvolveram um novo tipo de xícara que pode revolucionar o ritual de saborear uma xícara de café, indispensável no nosso dia-a-dia. O utensílio foi projetado para manter a bebida na temperatura ideal para o consumo pelo maior tempo possível. O segredo está em no uso de “Phase Change Materials” (PCM), substâncias que mudam de estado físico (de sólido para líquido, por exemplo) sob determinadas temperaturas.

Segundo o jornal alemão Spiegel, os pesquisadores estabeleceram que a temperatura ideal para o consumo de bebidas quentes, como café ou chá, é de 58 graus Celsius. Portanto uma caneca “oca” de porcelana foi construída e o interior de suas paredes forrado com uma colméia de alumínio preenchida com PCM que se liquefaz exatamente a esta temperatura.

Ao colocar a bebida quente na caneca, o PCM começa a absorver calor, resfriando a bebida até que chegue ao ponto de liquefação de 58 graus. A partir daí o PCM para de absorver o calor e começa a liberá-lo lentamente de volta à bebida. Com isso, a temperatura se mantém estável e o café fica “no ponto” para consumo por mais tempo.

De acordo com Klaus Sedlbauer, chefe do departamento que conduziu a pesquisa, em condições ideais a temperatura poderá ser mantida por um período entre 20 a 30 minutos. O pesquisador informa que a técnica também pode ser usada para bebidas frias, é apenas uma questão de encontrar o PCM que se liquefaça, por exemplo, a 7 graus (a temperatura ideal para cerveja).

O instituto já está trabalhando com empresas interessadas em comercializar a invenção, que ainda não tem data para chegar ao mercado nem preço estimado.

 

Veja tambÉm: