TORREFAÇÃO – Meridiano exporta café torrado para os europeus

27 de julho de 2009 | Sem comentários Consumo Torrefação
Por: 26/07/2009 21:07:42 - A Gazeta - ES

Denise Zandonadi
dzandonadi@redegazeta.com.br


A velha história de que o Brasil é o maior produtor mundial de café, mas é a Alemanha quem possui o maior complexo torrefador do produto no mundo, poderá mudar nos próximos anos. E essa nova fase acontecerá com a ajuda de um torrefador capixaba que decidiu exportar café torrado em grão para a Europa.


Veja o especial sobre a Crise Econômia


Depois de fazer a exportação do café em diferentes blends (mistura de grãos para que sejam obtidas as bebidas desejadas), por cerca de três anos associado ao embarque de rochas ornamentais e outros produtos, a Meridiano realizou, em maio passado, a exportação do primeiro contêiner exclusivo de café para a Alemanha. “No total, foram 5,5 toneladas de café industrializado”, explicou o diretor da empresa Éder Pancieri.


A família Pancieri procurou parceiros, na Alemanha, que estivessem interessados em investir não só na distribuição do produto, mas também no marketing e na diferenciação do café Meridiano.


“Os alemães não ficaram somente na venda dos nossos produtos em cafeterias e em outros estabelecimentos. Construíram e patentearam cafeterias ambulantes que são, na verdade, pequenos veículos, do tipo triciclo, que funcionam como veículo de divulgação e como cafeterias ambulantes”, anima-se Pancieri ao falar dos distribuidores do Meridiano na Alemanha.


Os blends exportados são os mesmos que a empresa coloca no mercado brasileiro, segundo Éder Pancieri. “Exportamos para a Alemanha, em maior volume, mas também para outros países, o blend para Espresso, padrão UTZ Certified, o café Orgânico, Classic, Tradicional, e Espresso”, explica. Todos com selo de qualidade da Associação Brasileira do café em classificação “Gourmet”, “Superior” e “Tradicional”.


A empresa café Meridiano pertence à família Pancieri desde 1978, quando foi comprada pelo pai do atual diretor presidente, Cleverson Pancieri, Antônio, do antigo proprietário, Darly Loureiro.


A empresa poderá mudar de nome nos próximos meses para manter apenas o Meridiano Indústria e Comércio. A mudança vai facilitar a entrada da empresa no segmento de alimentos em geral.


“Podemos agregar valor ao café que produzimos, que é de excelente qualidade”
Éder Pancieri , diretor da Meridiano


Empresa se modernizou em mais de 30 anos
Da empresa Meridiano que existia no final da década de 70, praticamente nada existe hoje. Na época, a firma ocupava uma área de cerca de 9 mil metros quadrados, e ela hoje já tem 12,8 mil metros quadrados. Com equipamentos modernos, a meridiano produz café torrado e moído, além de solúvel e específico para preparação de expresso. Além disso, o café Meridiano Orgânico possui hoje certificação internacional, o que permite que seja vendido para a Europa e Estados Unidos. A empresa ainda comercializa máquinas para café expresso, máquinas automáticas e também sachês para expresso.


Recorde nas vendas do grão

O Brasil exportou, no ano passado, em grãos verdes e industrializados, 29,3 milhões de sacas, volume recorde, segundo dados das organizações ligadas aos produtores e exportadores de café.


O volume vendido para outros países também rendeu ao país uma receita recorde de US$ 4,7 bilhões. O volume é 4,4% maior em comparação ao ano de 2007. Os dados são do Conselho dos Exportadores de café do Brasil (Cecafé).


Já a exportação de café torrado e moído é insignificante, se comparada com o volume produzido no Brasil. Apesar de ter crescido 37% em 2008, na comparação com 2007, o volume de café industrializado vendido no ano passado para outros países foi de 135 mil sacas, conforme a Associação Brasileira das Industrias de cafés (Abic). O faturamento foi de US$ 36 milhões.


Os brasileiros consumiram 3,2% a mais de café em 2008, quando comparado com 2007. No ano passado, os brasileiros beberam 17,66 milhões de sacas de café. No ano anterior, o volume foi de 17,11 milhões de sacas. O Brasil é o segundo maior consumidor. Perde para os EUA.


O consumo per capita do brasileiro é de 4,5 kg por ano. Se o volume total de café consumido no país for dividido por todos os brasileiros, cada habitante teria consumido, durante o ano todo, mais de quatro quilos de café. 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.