SOS Cafeicultura – Cafeicultor de Patrocínio, diz que precisamos de uma política agrícola com preços justos

26 de junho de 2009 | Sem comentários Mais Café Opinião

Arnaldo Celso Olivi Filho – Patrocínio


Sou um cafeicultor do cerrado, e fui chamado de Puro Sangue, embora sou obrigado a me sentir um “vira lata abandonado”, pelos lideres do sector e lideranças governamentais estou fazendo minha parte, certificando minha fazenda, me preocupando com o meio ambiente, investindo em tecnologia, melhorando as condições de vida de meus funcionários, dando emprego e gerando riqueza para o Brasil.


Tenho hoje uma fazenda moderna e “competitiva”, com alta media de produtividade, com um café de excelente qualidade, mas tudo isso custa caro, e se não tivermos uma política agrícola com preços justos, estaremos sempre endividados,vendendo nosso produto barato para pagar os custos, e não adianta falar: – em travamento de preço, custeio, CPR, etc; pois esses recursos demoram para chegar em nossas mãos, ou nem chegam, obrigando-nos a vender o café a qualquer preço ou fazer empréstimos pessoais com juros absurdos para uma atividade agrícola.


Acho que o momento em que vive o mundo e o Brasil é ideal para reflexões e reivindicações buscando mudanças. Para isso precisamos de união e boa vontade deixando de lado diferenças políticas e culturais. Temos um produto chamado “café”, que o mundo aprendeu a gostar fazendo parte da rotina do dia a dia de milhões de pessoas, multinacionais, lojas, indústrias, precisam desde produto, e o cafeicultor brasileiro não deve mais trabalhar para que outros países e outras pessoas ganhem dinheiro as custas do suor do povo brasileiro. Como eu disse anteriormente sou um mero “vira lata” nessa terra de gigantes, que tenta ser um fazendeiro, dessa cultura tão fascinante.


Meu irmão que também é cafeicultor e voltou de Milão essa semana onde pagou por um cafezinho, o valor de 3 euros, mais ou menos 9 reais, então como um saco de café da para fazer 3000 cafezinhos, isso daria R$ 27.000,00. Pedir um preço mínimo de R$320,00 por um saco de café é uma vergonha. Isso prova que muita gente ganha dinheiro com uma saca de café, principalmente fora do país, e o produtor não ganha nada, porque nem esse preço mínimo consegue. Patrocínio apóia sim o movimento.


Parabéns ao site e ao Movimento SOS Cafeicultura sou cafeicultor de Patrocínio e estou indignado com as cooperativas e a Acarpa, as quais sou sócio de não apoiarem o movimento e dizerem que esta tudo certo com os cafeicultores do cerrado, e um absurdo que não tem fundamento e em breve farei me protesto a essas entidades, que foram criadas e são mantidas por nos produtores, porem acho que estamos dando menos lucros que certas forças ocultas, como diria um político.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.