CAFETERIA – Os Sabores regionais do café de cada Região Cafeeira

11 de junho de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo


Cada região brasileira produtora de cafés especiais tem grãos que se destacam por atributos específicos. Conheça as particularidades regionais e decida qual café provar primeiro


Sul de Minas


Cultivados a mais de 1.200 metros, os grãos dão origem a uma bebida com aroma de flor de laranjeira e frutas cítricas maduras. O sabor é um equilíbrio entre acidez e corpo.


Cerrado Mineiro


Tanto o sabor quanto o aroma dos cafés do Cerrado são adocicados, lembrando mel, chocolate e caramelo. Os grãos da região dão origem a bebidas encorpadas que deixam na boca o gosto de caramelo. Cultivados em fazendas que ficam de 900 a 1.200 metros.


Mogiana


É possível perceber toques de jasmim floral e adocicado no sabor dos cafés da região Mogiana, localizada no Norte de São Paulo. No aroma, as notas florais também sobressaem. Os grãos são cultivados a 1.200 metros de altitude.


Bahia


O aroma vivo de frutas cítricas com um toque de castanhas e nozes é característico dos cafés especiais de fazendas baianas. O sabor é marcado pela acidez e por um corpo médio. As fazendas ficam, em média, a 1.300 metros de altitude.


Norte do Paraná


De doçura moderada, os grãos do Norte do Paraná tem um aroma com toque de cacau. O sabor é de acidez moderada. As fazendas ficam em altitudes que variam entre 750 e 820 metros.


Fonte: Luiz Otávio Franco de Souza, proprietário do Lucca Cafés Especiais. Publicado na Gazeta do Povo

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.