Mercado

Importação japonesa de soja é a menor em 34 anos

 

postado em 28/05/2009 | Há 8 anos

Gazeta Mercantil

As importações de soja por parte do Japão, o segundo maior comprador mundial da oleaginosa, deverão cair 5,7%, para seu menor volume dos últimos 34 anos, disse hoje a Japan Oil & Fat Importers & Exporters Association. Os contratos da Bolsa de Mercados Futuros de Chicago dispararam para seu maior patamar dos últimos oito meses.

As importações japonesas de soja deverão cair para 3,5 milhões de toneladas este ano, em relação aos 3,71 milhões de toneladas do ano passado, disse Yoshikasu Sawanobori, diretor da associação. Se confirmado, esse será o menor volume desde 1975, quando o Japão importou 3,3 milhões de toneladas do grão, segundo dados do grupo.

"As importações vão cair em vista pelo fato de a alta do preço da soja corroer os lucros das processadoras de soja japonesas", disse Sawanobori. As processadoras japonesas, que produzem óleo de cozinha e rações animais a partir da soja, consumiram 2,8 milhões de toneladas de soja no ano passado, segundo dados do Ministério da Agricultura. O volume de soja processada deverá cair para 2,76 milhões de toneladas este ano.

 

Veja tambÉm: