Estatísticas

CAFÉ: SAFRA 2009 DEVE CAIR 20%-25% NA REGIÃO DE CARMO DO PARANAIBA/MG

 

postado em 27/05/2009 | Há 8 anos

Safras

26/05/2009 20:14:03


A produção de café em 2009 na região de atuação da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Coocaccer) de Carmo do Paranaíba, no cerrado de Minas Gerais, deverá apresentar uma queda de 20% a 25% do total no comparativo com a safra colhida ano passado.

A avaliação parte do presidente da Coocaccer Carmo do Paranaíba, Jerry Magno Resende. A colheita da safra nova na região de atuação da cooperativa, que envolve entre os seus principais municípios Carmo do Paranaíba, Patos de Minas e Rio Paranaíba, está em 2% do total, segundo Resende. Em todo o cerrado mineiro, segundo Resende, que também é vice-presidente do Conselho das Associações de Cafeicultores do Cerrado (Caccer), a colheita também se encontra na faixa de 2%.

Por enquanto, há muito café verde ainda, de 35% a 40% dos cafés colhidos nos últimos dias.
Os trabalhos no cerrado devem se acelerar na primeira quinzena de junho.

Para o vice-presidente do Caccer, a safra total no cerrado mineiro deverá confirmar a última estimativa da Conab (Companhia Nacional do Abastecimento).

A Conab estima uma safra 2009 de 3,708 milhões de sacas, 18,2% menos que a safra de 2008, colocada em 4,534 milhões de sacas. Jerry Resende observa que na temporada houve uma redução na adubação de 25% em relação ao adequado, diante das dificuldades financeiras dos produtores com altos custos de fertilizantes.

Isso pode afetar a safra 2010, que será uma safra maior diante do ciclo bienal da cultura.
"Mas o clima está sendo bom e pode compensar em parte a diminuição da adubação se continuar assim", afirma Resende. Como característica dessa safra 2009, ele afirma que o número de cafés preparados como cereja descascado deverá cair bem esse ano, devido à safra menor e aos altos custos de produção.

Além disso, como esse café tem maior valor, não haverá tantos mercados para ele neste período de crise global, avalia Resende. (LC)

 

Veja tambÉm: