Consumo

Mistura bem sucedida celebra Dia Nacional do Café

 

postado em 27/05/2009 | Há 8 anos

SEBRAE RS


 
19/052009 - SEBRAE RS
 
Café do Porto, na Capital, aproveita homenagem para incentivar ação social
Da Redação

MPE participa do Projeto Pólo Gastronômico de Porto Alegre

 

 

Porto Alegre - Por conta da importância lucrativa na história econômica e desenvolvimento social do Brasil no próximo 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café. E o já tradicional empreendimento de Porto Alegre, Café do Porto optou por uma mistura bem sucedida que a data exige, colocando-o o seu principal produto a serviço de causas sociais. A MPE integra o Projeto Pólo Gastronômico de Porto Alegre do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e está envolvida na elaboração de outra iniciativa da entidade envolvendo a gastronomia na Capital gaúcha.

No dia 24 de maio o Café do Porto realizará o Dia do Expresso Feliz, projeto que já está em sua 8ª edição. Desde 2002, a renda obtida com o consumo de espressos na data é destinada em sua totalidade à Casa do Menino Jesus de Praga (CMJP). Para a sócia-proprietária do empreendimento, Ana Cláudia Bestetti, não fazia sentido as organizações do setor comemorarem apenas o Dia Internacional do Café, em 14 de abril, por isso resolveu investir em uma forma de chamar a atenção para a celebração nacional.

Da vontade de dar um destaque a esta data, surgiu a idéia de uni-la a uma ação beneficente. Na época o trabalho da Casa do Menino Jesus de Praga já chamava a atenção da empresária: “Conheci a Casa alguns anos antes, por ocasião de uma doação, e fiquei impressionada com a situação das crianças atendidas pela instituição”. A CMJP foi fundada em 1984 para atender a crianças com lesão cerebral grave e deficiência motora permanente, provenientes de famílias carentes e/ou desestruturadas da região metropolitana. Sua manutenção só é possível através do apoio da comunidade.

Assim, unindo as duas idéias, Ana Cláudia chegou ao formato que estava procurando.
Espelhando-se em ações caritativas já existentes. Nestes oito anos de história, o Dia do Espresso Feliz vem superando as expectativas. O evento já chegou a arrecadar mais de R$ 2 mil em uma só edição.

O sucesso da ação se comprova nas parcerias conquistadas ao longo dos anos. Em 2009, o Café do Porto conta com o apoio de outras empresas e a participação do público na iniciativa pode ser garantida com antecedência. Já é possível adquirir vales para serem trocados por espressos no dia do evento. A iniciativa será realizada nas lojas do Café do Porto da Padre Chagas e do BarraShoppingSul.
 

 

Veja tambÉm: