Consumo

Casa Santa Luzia promove quinta edição do evento sobre Cafés Especiais

 

postado em 26/05/2009 | Há 8 anos

25/05/2009 23:05:17 - Buxixo

A Casa Santa Luzia, que possui um setor destinado aos cafés Especiais com uma grande variedade desses produtos, realiza entre os dias 1º e 13 de junho sua quinta edição do evento cafés Especiais na Casa Santa Luzia, que acontecerá no Mezanino da loja, das 10 às 19 horas. A abordagem será feita por meio de degustações diversas, demonstrações, ações especiais, informativos impressos e palestras grátis.

Esta iniciativa da Santa Luzia tem como objetivo proporcionar ao consumidor um maior conhecimento sobre todas as fases que envolvem a obtenção dos melhores grãos de café, bem como abordar aspectos ligados à torrefação, moagem, embalagem e métodos de extração, colocando-o em contato direto com os fornecedores. O evento ainda estimula o consumidor a compreender alguns aspectos importantes sobre o consumo dos cafés especiais, como: apreciar a variedade de sabores e tipos, entender como é o preparo caseiro desses produtos e conhecer as características que tornam um café gourmet.

A programação do evento cafés Especiais na Casa Santa Luzia prevê degustações com cerca de 20 marcas de café, comercializadas na Casa, que serão preparadas e oferecidas ao cliente pelo método filtrado (com as máquinas americanas BUNN). O cliente poderá ainda aproveitar as diferentes ofertas que o evento proporcionará.

Os cafés participantes desta edição do evento são: Illy, Suplicy, Orfeu, café do Centro, D. Mathilde, Prima Qualitá, Floresta, Toledo, Astro, Baggio, Cia. Orgânica, Native, café do Ponto, Madame D’orvilliers, Gran Reserva, Dolce Gusto (Nescafé), Bravo, Octavio café, Arte, Pessegueiro, Santa Lúcia, Santo Grão, Tiradentes, Senhor café, Maiis e D’Oraggio.

A organização do evento é uma iniciativa do Serviço de Nutrição da Santa Luzia, responsável, entre outras coisas, pelo atendimento personalizado, que dá constante suporte ao cliente na escolha de produtos. Este serviço é disponibilizado no Mezanino Santa Luzia, onde se localiza o seu setor de cafés Especiais, que disponibiliza produtos altamente selecionados com grãos de qualidade, 100% arábica, procedentes do Sul e Cerrado de Minas, Mogiana, Paraná, Espírito Santo e Bahia, além dos cafés importados.

Para a realização do evento a Casa Santa Luzia conta com a parceria das máquinas BUNN, Sindicafé-SP, Centro de Preparação de café e ABIC.

Programação – Palestras

Palestra: Como Apreciar Um Bom café

Ministrantes (café Santo Grão): Marco Kerkemeeste, Fabio Ruelas e Marcelo Babinski

Dia: 4 de junho – quinta-feira – às 15 horas

Inscrições: Grátis - A partir de 01/06 - Pelo tel. (11) 3897-5000 ou pessoalmente, no Mezanino.

Nº vagas: 30 – Duração: 1 hora - Público alvo: maiores de 16 anos

Estacionamento grátis p/ os participantes da palestra - Possui acesso universal e ar condicionado.

A palestra Como Apreciar Um Bom café conta com participação de três profissionais do Santo Grão. Marco Kerkemeester faz a abertura, apontando as características que devem ser observadas para se identificar um café tradicional e também o café gourmet, incluindo as especificidades do aroma e do paladar de ambos. Fábio Ruelas assume a palavra para apresentar os diferentes tipos de cafés, as suas variadas origens e os blends que podem ser criados. Fechando a palestra, Marcelo Babinski apresenta o universo do café espresso, incluindo as formas de identificá-lo (diagnóstico visual, olfativo e gustativo), tipos de moagem e armazenagem, as diferentes formas de preparo e a função do barista. Depois das três abordagens, acontece uma degustação de café tradicional e café gourmet com o objetivo de estimular a percepção das características de cada um.

Marco Kerkemeester é proprietário do Santo Grão, degustador e juiz internacional. Fabio Ruelas é degustador do Brazilian Specialty Coffee Association, juiz internacional do programa Cup of Excelence e responsável pelo blend Santo Grão. Marcelo Babinski é barista habilitado pela SCAE, juiz certificado pela ACBB e professor de barista.

 

Palestra: Preparo de café em Casa: a arte de fazer um bom café
Ministrante: Cleia Junqueira

Dia: 5 de junho – sexta-feira – às 14h30

Inscrições: Grátis - a partir de 01/06 - Pelo tel. (11) 3897-5000 ou pessoalmente, no Mezanino.

Nº vagas: 30 – Duração: 1h30 - Público alvo: maiores de 16 anos

Estacionamento grátis p/ os participantes da palestra - Possui acesso universal e ar condicionado.

A palestra Preparo de café em Casa: a arte de fazer um bom café é promovida pela Casa Santa Luzia em parceria com o Centro de Preparo de café, do Sindicafé. Nesta ação, a barista Cleia Junqueira orienta os consumidores sobre as diferentes formas de preparo caseiro de cafés – cafeteira italiana, filtrado, café turco e prensa francesa (French Press) – por meio de demonstrações e degustações. Sua abordagem inclui desde a escolha do café até as diferentes e modernas cafeteiras, passando também pelo preparo da bebida com leite.

Cleia Junqueira é juíza de concursos e membro da nova Equipe de Baristas cafés do Brasil, da ABIC, que vai representar o País em eventos internacionais.

 

Programação / degustações:

Balcão de café – Santo Grão até o dia 08/6

Balcão de café – café Spress a partir do dia 09/06

Dia 2 de junho – terça – das 10h às 19h

Degustação: Gran Reserva

 

Dia 3 de junho – quarta – das 10h às 19h

Degustação: Baggio e café do Ponto

 

Dia 4 de junho – quinta - das 10h às 19h

Degustação: Dona Mathilde e café do Centro

Palestra (15h): Como Apreciar Um Bom café

 

Dia 5 de junho – sexta – das 10h às 19h

Degustação: Prima Qualitá e Suplicy

Palestra (14h30): Preparo de café em Casa: a arte de fazer um bom café

 

Dia 6 de junho – sábado – das 10h às 19h

Degustação: Illy e Astro

 

Dia 8 de junho – segunda – das 8h às 19h45

Degustação: Madame D’orvilliers

 

Dia 9 de junho – terça – das 10h às 19h

Degustação: Cia. Orgânica

 

Dia 10 de junho – quarta – das 10h às 19h

Degustação: Toledo e Floresta

 

Dia 12 de junho – sexta – das 10h às 19h

Degustação: Orfeu e Native

 

Dia 13 de junho – sábado – das 10h às 19h

Degustação: Dolce Gusto (Nescafé) e Octavio café

 

Assim como o vinho, o café é influenciado por diferentes fatores que determinam suas características (aroma, corpo, acidez, amargor e doçura), que devem atingir uma harmonia para resultar numa xícara de café que revele toda a qualidade e todo o sabor dessa bebida.

 


 

Mais Informações sobre o evento:SAC (11) 3897-5004.

 

CASA SANTA LUZIA - www.santaluzia.com.br

Alameda Lorena, 1471 – Jd. Paulista/SP – Tel: (11) 3897-5000
 

 

Veja tambÉm: