RECEITA – Entenda como tirar um bom expresso da máquina

É preciso aprender algumas dicas para que o café expresso saia de forma correta e saboroso

25 de maio de 2009 | Sem comentários Consumo Receitas
Por: Terra Brasil

Rosana Ferreira



Se a opção é ter uma máquina de expresso em casa, ótimo. O investimento pode ser alto, mas, como dizem mundo afora, o prazer não tem preço. Além disso, tecnologia e design fazem desse objeto de desejo uma peça de decoração. Assim, as máquinas podem ser colocadas em pontos de exposição, como o living, para ficarem à mão na hora de servir os convidados. Mas, antes de oferecer um cafezinho à visita, é bom saber como ¿tirar¿ um expresso. Confira as dicas das baristas Silvia Magalhães, do Octávio Café, e Adriana Vasconcellos, da Nespresso, ambas de São Paulo.


– A medida bar encontrada nas máquinas de expresso é a pressão que a água exerce sobre o café moído. É a principal responsável pela ¿crema¿ no expresso. Cada bar tem peso de 9 kg. Daí vem o nome de barista, o especialista em café.


– Para “tirar” um bom café, a água deve passar devagar pelo café prensado para extrair o melhor dele. Colocam-se de 7 g a 9 g de café no porta-filtro, que é apertado com força de 15 a 20 kg.


– Quanto mais novo o café, melhor. O produto deve ser armazenado sem contato com o oxigênio, caso contrário, em dois dias, perde 28% de seus aromas. Moer os grãos na hora ou consumir sachês são boas alternativas.


– Para limpar a máquina, deve-se tirar o porta-filtro e usar escova ou pano úmido, sem produto químico. Na parte externa, usar apenas pano com álcool.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.