Estatísticas

Colheita no Espírito Santo está já em 10% a 15%

 

postado em 28/04/2009 | Há 9 anos

A colheita da safra de café 2009 no Espírito Santo já está em torno de 10% a 15% da produção esperada do conillon.

Segundo Marcus Magalhães, da Maros Corretora, no início de maio começa a colheita do arábica nas regiões mais quentes e baixas, enquanto em junho iniciam os trabalhos nas regiões mais frias e altas do estado.

O ritmo da colheita no estado até agora é considerado normal para o período. A Conab aponta a produção 2009 no Espírito Santo entre 9,2 e 9,7 milhões de sacas, devendo apresentar queda de 5,0% a 9,7% contra 2008, quando a safra foi indicada em 10,2 milhões de sacas.

Para Magalhães, a safra do Espírito Santo deverá confirmar essas estimativas da Conab.

"O clima está ajudando e, ao que parece, estamos entrando na safra com pouca chuva, o que será bom para os trabalhos de colheita", afirma.

Lamenta, entretanto, a mão-de-obra difícil e cara que os produtores vêm enfrentando, além dos preços, que estão caindo "ladeira abaixo". Segundo informações colhidas por Magalhães, também na Bahia a colheita de conillon está andando em torno de 10% a 15%, evoluindo bem no sul e norte do estado.

Tanto na Bahia quanto no Espírito Santo, segundo ele, não há pressa na colheita diante do cenário desfavorável do mercado e das dificuldades com mão-de-obra.

 

Veja tambÉm: